Cidadão

UBS do João Paz promove ação educativa sobre endemias

O foco da atividade será a prevenção à dengue e combate ao mosquito transmissor

Com o objetivo de conscientizar a comunidade da região norte, evitar o surgimento de casos de dengue e orientar sobre outras endemias, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto João Paz realiza, na manhã desta sexta-feira (15), uma palestra educativa com exposições. Além da dengue e o mosquito transmissor, Aedes aegypti, também serão abordadas outras endemias e vetores, como o bicho barbeiro, esquistossomose, escorpião, dentre outras.

A atividade será realizada das 8 horas às 13h30, na UBS do Novo Amparo, onde a equipe do João Paz está realizando seus atendimentos enquanto ocorre a reforma da unidade. A UBS fica localizada na Avenida Prefeito Milton Ribeiro Menezes, 55.

Segundo a enfermeira Lilian Fato, embora a região de abrangência da unidade não esteja com nenhum caso confirmado de dengue, o trabalho desta sexta-feira (15) será preventivo, justamente para combater a proliferação do mosquito e evitar a doença. “Temos observado um acúmulo irregular de lixo cada vez maior na nossa região. E é um hábito que precisa ser mudado, pois isso favorece os casos de dengue e outras doenças. Atualmente, temos dois pacientes em acompanhamento, com suspeita de dengue, e nenhum confirmado. Por isso esse trabalho, de conscientizar a comunidade, para que não surjam novos casos na região”, explicou.

Na ação educativa, a equipe da Coordenação de Endemias irá até a UBS apresentar maquetes e larvário, mostrando o ciclo do mosquito Aedes aegypti, e orientar sobre outras endemias.

A agente em Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, citou que a sensibilização vai tratar do escorpião, bicho barbeiro, e esquistossomose. “Houve um aumento no número de escorpiões encontrados pelos moradores, e isso ocorre principalmente porque há muitos materiais descartados indevidamente nos quintais, com entulhos. E isso auxilia diretamente na proliferação do Aedes, do escorpião e do bicho barbeiro. Vamos reforçar a importância desses cuidados, porque o risco de contrair a doença aumenta sem uma ação preventiva”, ressaltou.

 

Para Imprensa:
Outras informações podem ser obtidas com a agente em Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, pelo telefone 3372-9427; e com a enfermeira da UBS, Lilian Fato, no 3379-0892.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos