Londrina terá um Comitê Municipal de Economia Criativa
Será instituído durante o lançamento do Caderno de Estudos de 2018, do Fórum Desenvolve Londrina

Nesta quinta-feira (28), às 8h30, os membros do Fórum Desenvolve Londrina lançam o Caderno de Estudos de 2018, com o tema Economia Criativa como Desenvolvimento Sustentável. Como resultado do estudo, será instituído o Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC), por meio do Decreto nº 361, que será assinado pelo prefeito Marcelo Belinati durante o evento.
Na ocasião, também será apresentada a proposta do 1º Hackathon em Economia Criativa e realizado o Seminário de Economia Criativa. Todas as ações acontecerão no SESC Cadeião Cultural, localizado na Rua Sergipe, 52 (entrada pela Rua Brasil). A Prefeitura de Londrina integra a realização do evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).
O Comitê Municipal de Economia Criativa objetiva estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de atividades de economia criativa, mediante estudo cultural, econômico e social. A coordenação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e da CODEL, em sistema de revezamento. No primeiro momento, 27 instituições ligadas à área participarão do comitê, contudo este número poderá aumentar, visto que as questões operacionais começam a ser discutidas a partir da implementação do CMEC.
O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, destacou que o tema tem sido amplamente discutido no mundo todo. “A Economia Criativa é tudo aquilo que é promovido pelo intelecto e resulta em bem econômico. Ela tem, em sua essência, a geração de emprego e renda. A iniciativa do prefeito em instituir este Comitê visa reconhecer o trabalho feito pelo Fórum Desenvolve Londrina e dar continuidade às ações, para que o estudo possa reverter em aplicações práticas para melhoria e desenvolvimento da cidade”, explicou.
Cesaro destacou ainda que a Secretaria de Cultura de Londrina tem trabalhado no sentido de fortalecer a cultura como um eixo de desenvolvimento social e econômico. “As cidades inteligentes têm a cultura como estratégia de desenvolvimento e Londrina, até por conta de sua origem, tem uma atividade cultural muito forte, com uma diversidade que poucas cidades do Brasil têm, com eventos e festivais étnicos e diferentes linguagens artísticas. A criação do Comitê reconhece que que Londrina tem destaque na cultura com potencial social e econômico”, afirmou.
A presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Cláudia Romariz, enfatizou que a Economia Criativa é reconhecida como um dos setores que mais crescem globalmente. Segundo ela, dados veiculados pelo Ministério de Cultura apontam que, no Brasil, as atividades culturais e criativas são responsáveis por mais de um milhão de empregos formais direto.
“A Economia Criativa é um guarda-chuva de vários segmentos do mercado e trabalha com a criatividade, inovação e capacidade intelectual das pessoas. É um mercado muito amplo, que envolve segmentos de grande expressão, como eventos de gastronomia, design, turismo cultural, audiovisual. Londrina tem uma expressão muito grande da Economia Criativa e o trabalho do Fórum foi mostrar isso para a sociedade”, apontou a presidente do Fórum.
Cláudia destacou ainda que as ações do Comitê Municipal de Economia Criativa serão fundamentais para colocar em prática os apontamentos levantados. “O Fórum faz o estudo e aponta as soluções, mas é necessário que a sociedade organizada se aproprie do conteúdo e coloque-o e em prática. O Comitê permitirá executar o estudo, fortalecendo e potencializando as iniciativas de Economia Criativa no município”, afirmou.
Seminário – A programação contempla ainda a realização do Seminário de Economia Criativa, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), que trará quatro mesas de discussão ligadas ao tema, em um formato que amplia a interação das pessoas e fortalece a realização das ações pós-estudo. As inscrições, para a participação, podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2WcUATF. As vagas são limitadas.
O início será às 14 horas, na quinta-feira, com a Mesa Design mediada por Graça Maria Simões Luz. Farão parte da mesa Camila Silva de Oliveira (IPPUL), Cláudio Pereira de Sampaio (Departamento de Design / CECA-UEL), Elisângela Theodoro Vieira da Silva (CEAL) e Guilherme Andrade dos Santos (Estúdio Cosmo).
Às 16 horas, inicia a Mesa Turismo e Gastronomia, mediada pela diretora de Turismo da CODEL, Maitê Uhlmann. Participam Claudia Diana de Oliveira (Curso de Gastronomia da UniFil), Daiana Bisognin (FB Eventos), Fabiane Rocha (Núcleo de Eventos da ACIL), Fernanda Yumi – Presidente da ABRASEL) e Rafael Zorzato (Boussolé Gastrobar).
Na sexta-feira, a programação do seminário inicia às 14 horas, com a Mesa Mídia Digital e Tecnologias, mediada por Marcus Friedrich Von Borstel. Estarão presentes Caio Julio Cesaro (secretário municipal de Cultura), Carlos Eduardo Frezarin (Grupo Frezarin Guilherme Peraro /APL Audiovisual de Londrina e Região), Marlon de Carvalho Paschoal (Comunidade Red Foot), Nivaldo Benvenho (Sociedade Rural do Paraná) e Rafael Maximo e Matheus Perine (Site Londrinando).
Na sequência, às 16 horas, a Mesa Mundo das Artes e Cultura, mediada por Leandro Henrique Magalhães, fecha o seminário. Participarão Eliane Aparecida Candoti (Projeto Conhecer Londrina), Kiko Jozzolino (Festival de Blues de Londrina), Mity Shiroma (Londrina Matsuri), Nilson Carlos Stefani Violato (Projeto Pé Vermelho Arte & Cultura) e Solange Cristina Batigliana (Diretoria de Patrimônio de Londrina).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, no 3371-6600, e com a assessoria de imprensa do Fórum Desenvolve Londrina, no 3357-4454.