Compaz empossa novos conselheiros em solenidade
39 representantes do poder público e privado, além de organizações não-governamentais, religiosas e sociais irão coordenar as atividades do órgão até 2012
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou hoje (28) o decreto que nomeia os 39 membros titulares e suplentes que irão coordenar as atividades do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) na gestão 2010/12, órgão atuante na cidade há dois anos e que tem como objetivo como ajudar a sociedade a construir uma cultura de paz. Representantes de organizações não-governamentais, religiosas e sociais, além de integrantes do poder público e privado são os componentes da nova administração do conselho.
“A discussão que tivemos com os principais veículos de comunicação sobre a divulgação constante de notícias de violência na mídia e o fato de Londrina ser a fundadora da Rede Desarma Brasil, que tem papel decisivo no controle e circulação de armas e munições são algumas das ações do Compaz que merecem ser destacadas”, disse o atual presidente do conselho, Luis Cláudio Galhardi.
Segundo ele, o órgão local é o único do Brasil que encontrou um caminho para exercer a função de propor políticas públicas que colaborem para a construção de uma cultura de paz. “Devemos agradecer ao prefeito Barbosa Neto pelo apoio na organização na 10ª Semana Municipal de Paz, estabelecendo assim a tão almejada parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, comentou o presidente.
Barbosa Neto observou que a administração municipal tem desenvolvido ações que ajudam a disseminar o conceito de paz na sociedade. “A criação da escola em período integral e da Secretaria Municipal de Defesa Social, órgão coordenador da Guarda Municipal, são iniciativas que combatem a violência e pregam a paz em nossa comunidade”, ressaltou.
Estiveram ainda presentes no evento os vereadores Roberto da Farmácia do Vivi (PTC) e Lenir de Assis (PT), a secretária da Mulher, Sueli Galhardi e a coordenadora da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Neiva Sefrin, além do deputado estadual Neivo Beraldin (PDT).