Cidadão

Conferência Municipal dos Direitos do Idoso está com inscrições abertas

Até o dia 10 de maio, podem se inscrever delegados candidatos às vagas do conselho para representantes da sociedade civil, e observadores

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) divulgou o balanço das pré-conferências, que antecederam a 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Os cinco encontros encerraram na última sexta-feira (12), e foram realizados em várias regiões da cidade, com a participação de 231 pessoas. Dentro das pré-conferências, foram eleitos 18 representantes, que terão direito à voz e voto na plenária da conferência.

Também foram levantadas propostas e demandas, que serão reunidas em um documento para aprovação final na 9ª Conferência Municipal, que será realizada no dia 16 de maio. Essas propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual, que irá ocorrer de 14 a 16 de agosto, em Curitiba.

Com o encerramento da fase preparatória, foram abertas as inscrições para a Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que possui vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever como observadores, ou como delegados candidatos às vagas que serão preenchidas do CMDI, durante eleição realizada na conferência.

As vagas de observadores são abertas a qualquer cidadão que queira discutir as políticas voltadas à população idosa. Quem se inscrever nessa modalidade terá direito à voz na plenária da conferência. As inscrições podem ser efetuadas com antecedência pessoalmente ou por telefone, até o dia 10 de maio, nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões norte, oeste e leste. É preciso fornecer os dados pessoais.

Delegados e candidatos – Para concorrer às vagas de representante da sociedade civil no CMDI, o interessado deve comprovar que se enquadra como representante de organizações não-governamentais, de âmbito municipal, ligadas diretamente à defesa ou ao atendimento do idoso, legalmente constituídas e em funcionamento há mais de dois anos.

As vagas ao conselho são distribuídas por segmentos, da seguinte forma: instituições de atendimento ao idoso em regime asilar – 2 vagas mais suplentes; instituições de atendimento em sistema aberto de defesa dos idosos – 2 vagas mais suplentes; organizações profissionais – 2 vagas mais suplentes; associações civis comunitárias – 1 vaga mais suplente; sindicatos e entidades patronais – 1 vaga mais suplente; sindicatos e entidades de trabalhadores – 1 vaga mais suplente; instituição de ensino superior – 1 vaga mais suplente; distritos – 1 vaga mais suplente.

Para se inscrever como delegado e candidato, é preciso apresentar ofício da entidade que representa, com indicação para concorrer à vaga, assinado pelo representante legal da entidade; cópias de documento de identidade com foto, da ata da eleição da diretoria atual da entidade; e a ficha de inscrição devidamente preenchida, caso seja candidato ao Conselho. A ficha está disponível na página do CMDI, no Portal da Prefeitura.

Até o dia 10 de maio, os documentos deverão ser entregues na sede do CMDI, no prédio administrativo da Prefeitura. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 635, térreo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone 3372-4509 ou pelo e-mail cmdi_londrina@yahoo.com.br .

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Fernanda Serenário, pelo 3372-4509.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos