Cidadão

Saúde realiza ação contra dengue na Praça da Imigração

O evento educativo será realizado no local, das 9h às 15h, e visa conscientizar o londrinense com orientações, panfletos e apresentações sobre a doença


A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, promove amanhã (dia 7), das 9h às 15h, diversas atividades educativas contra a dengue. O evento ocorrerá na Praça da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa, localizada na esquina das avenidas Leste-Oeste e São Paulo, ao lado da Super Creche, no centro da cidade. A ação de conscientização tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Londrina, que tem efetivado atos do tipo com a secretaria desde o começo do ano.
De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Luiz Alfredo Gonçalves, haverá, no local, uma barraca da secretaria com quatro agentes, que irão distribuir panfletos explicativos sobre como evitar a dengue.  “Além disso, os profissionais de educação e saúde vão orientar os visitantes, esclarecendo dúvidas sobre os cuidados básicos de combate à dengue”, ressaltou. Equipes do Sesc também estarão no espaço, com brincadeiras, apresentações e atividades sobre o tema.
Gonçalves afirmou que ações educativas como a deste sábado reforça significativamente a prevenção à dengue na cidade. “São eventos que devem ser feitos freqüentemente, para que a população entenda que o combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti deve ser realizado de modo permanente”, enfatizou. Ele disse, ainda, que além destas atividades, as equipes da secretaria trabalham ininterruptamente, com visitas aos imóveis da cidade.
“As equipes visitam os imóveis todos os dias, orientando, passando veneno em pontos estratégicos e realizando o trabalho com a população”, destacou. Conforme o coordenador, mais de 250 pessoas participam ativamente deste trabalho de combate à doença em Londrina. “O serviço é feito desde o começo do ano e não para nunca. A ação tem que ocorrer e se tornar pauta diária do cidadão”, salientou.
Ainda de acordo com Luiz Alfredo Gonçalves, é muito importante conscientizar as pessoas em relação à doença. “Considerando que 90% dos focos do mosquito estão dentro das casas, ações do tipo com a população se tornam necessárias. O poder público tem a obrigação e o dever de informar e levar orientações e recomendações à comunidade”, analisou o coordenador.
Dengue em Londrina
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem os números definitivos da dengue do ano passado em Londrina. Até agora, conforme a diretora de Epidemiologia e Ações em Saúde da secretaria, Sônia Fernandes, das 4.025 notificações recebidas pela pasta no ano passado, 3.698 foram descartadas. “São 153 casos confirmados e cerca de 200 ainda estão em andamento”, informou.
Sônia divulgou também as notificações e os casos registrados neste ano. “Em 2009, das 418 suspeitas registradas, a secretaria já confirmou 12 casos da doença e tem 32 suspeitas descartadas”, citou. Do total já registrado, segundo a diretora, três ocorreram na região leste, dois na região oeste, dois na norte, dois no centro, dois na sul e um na região rural da cidade. “Lembrando que o trabalho sistematizado de prevenção à dengue ocorre normalmente, também, na região rural da cidade”, garantiu.
O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes (Lira), realizado em janeiro, apontou um índice de 0,7% de infestação do mosquito na cidade, abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com infestação de, no máximo, 1% para obter maior controle da doença.
(Londrina, 6 de fevereiro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos