Cidadão
Mutirão da prótese dentária começa na segunda-feira
Pacientes que estão na fila de espera do CEO receberão as próteses de acordo com ordem de cadastro; no total, 2,5 mil pessoas terão dentes novos
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta segunda-feira (dia 9), às 10h30, o mutirão da prótese dentária que será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na avenida Duque de Caxias, 3870, centro. A secretaria vai fazer a chamada, a partir das 10h30, para 2,5 mil pacientes que estão na fila de espera do CEO para a colocação das próteses. O trabalho será realizado sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras e vai contar com o serviço de oito dentistas.
Como a maioria dos pacientes necessita da prótese inferior e superior, serão utilizadas perto de 5 mil peças, já licitadas pela prefeitura no ano passado e à disposição do Centro. O custo dos materiais é de R$ 282.600,00. Os profissionais do CEO vão executar os procedimentos das 18h às 22h. Os pacientes serão chamados por ordem de cadastro já mantido pela instituição.
O secretário municipal de Saúde, Aparecido José de Andrade, ressaltou as melhorias que o mutirão vai trazer à comunidade. “Nós vamos colocar dentes em 2,5 mil pessoas. Isso melhora a estética, a mastigação, a digestão e evita doenças do estômago por não mastigar direito. Vai melhorar a qualidade de vida deste grupo”, afirmou Andrade.
Para o secretário, caso o mutirão não fosse marcado, alguns pacientes teriam de esperar na fila para a prótese dentária por um período de até três anos. Serão oito equipes de profissionais do CEO trabalhando no mutirão. “Este é o primeiro dos muitos mutirões na área da saúde que estaremos fazendo, no sentido de não só diminuir as filas de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), como também otimizar as consultas”, garantiu o secretário.
(Londrina, 6 de fevereiro de 2009)




