Cidade

Pedro Marcondes assume nova Coordenadoria de Segurança

 
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, deu posse hoje (dia 7), pela manhã, no gabinete, ao professor Pedro Marcondes.
n.com@sercomtel.com.br
a090b46e5d97591e5698da27ad907d3aO prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, deu posse hoje (dia 7), pel manhã, no gabinete, ao professor Pedro Marcondes, que assumiu o cargo de coordenador de Segurança Pública do Município, função que será exercida dentro da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Pedro Marcondes é capitão da reserva da Polícia Militar, delegado aposentado da Polícia Civil, professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e possui cursos de especialização em segurança pública no Brasil, Japão e Espanha.
Estiveram presentes à posse o deputado federal Alex Canziani (PTB); Luiz Carlos Hauly (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura (PSB); os vereadores Rony dos Santos Alves (PTB), e Tito Valle (PMDB); a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; o Reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wilmar Marçal; e o prefeito de Tamarana, Beto Siena. Também prestigiram o ato o delegado da Polícia Federal, Evaristo Kuzec; o delegado da Polícia Civil, Sérgio Barroso; o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Jorge Luiz Pereira; o comandante da 4ª Cia da Polícia Militar, Major Samir Geha; o Ten. Gustavo Hauestein, do 5º BPM; representantes de Conselhos Comunitários de Segurança, e representantes de entidades da sociedade civil.
Segundo o prefeito Padre Roque, o cargo foi criado dentro de uma visão avançada do entendimento de que apesar da área de segurança pública ser um dever do Estado, o município pode contribuir para melhorias no setor. “Queremos que o coordenador de segurança atue entrosado com as forças policiais, os secretários municipais e elabore um Plano de Segurança a longo prazo, que possa visualizar inclusive a criação da Guarda Municipal”, afirmou o prefeito.
De acordo com Padre Roque, já existe um trabalho que vem sendo feito pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, visando a obtenção de verbas federais para Londrina. Com um projeto mais elaborado em mãos, e com a articulação do deputado, o prefeito confia em melhorias para a segurança pública da cidade.
O coordenador de Segurança Pública, Pedro Marcondes, disse hoje (dia 7), que muitas ações da prefeitura podem interferir na melhoria da segurança pública, e que pretende trabalhar em conjunto com os demais secretários, coordenando medidas que interfiram na área. “Desde a roçagem do mato, poda de árvores, melhoria da iluminação até a revitalização de quadras esportivas e eventos culturais movimentando os bairros, podem interferir na segurança do cidadão. Além disso iremos desenvolver um projeto para buscar recursos que possibilitem instalação de mais câmeras de segurança e a implementação da Guarda Municipal”, garantiu Marcondes.
“Está na constituição que o município pode criar uma Guarda Municipal. Mas pretendemos um trabalho conjunto com as forças policiais, trabalhando até para um melhor entrosamento com elas. Segurança pública não é simplesmente encher as ruas de policiais, o que é importante, mas essas ações isoladamente não são suficientes para garantir tranqüilidade para o cidadão”, defendeu o coordenador.
Pedro Marcondes é formado em Direito e tem Especialização em Criminologia pela UEL, possui mestrado em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de estar terminando o doutorado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Além disso possui cursos de segurança pública no Japão, de Especialização em Direito Penitenciário e em Sistema Penitenciário na Espanha, curso de Direitos Humanos no Rio de Janeiro, e formação e aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Paraná.
(Londrina, 7 de fevereiro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos