Abrace Londrina quer parceiros para espaços públicos
Bosque central e 31 rotatórias poderão ser abraçadas por empresas para manutenção; licitação prevê permissão de publicidade nestes locais
Salvador Francisco
n.com@sercomtel.com.br
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, lançou hoje (dia 9), pela manhã, o projeto “Abrace Londrina”, que prevê licitação para que o empresariado possa auxiliar na conservação de espaços públicos, podendo utilizar os locais para publicidade. O ato foi realizado no Bosque Marechal Rondon (centro), pelo prefeito José Roque Neto, “padre Roque” e pelo presidente da CMTU, Paulo Renato Mattiuz de Carvalho; na presença do deputado federal Alex Canziani (PTB), do vereador Ivo de Bassi (PTN), e moradores da região central.
Além da CMTU, o projeto “Abrace Londrina” tem participação da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), no manejo do bosque e na definição do tipo de flores e plantas e serem adotadas nos demais locais; e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), no incentivo às práticas esportivas nos espaços públicos. Os secretários Florindo Dalberto (Sema), e Júlio César Brevilhere (FEL) também estiveram presentes, juntamente com o secretário de Governo, Tercílio Turini.
Por meio de licitação os empresários interessados poderão optar pelo bosque central ou por uma das 31 rotatórias existentes no município, com a responsabilidade de realizar a recuperação, embelezamento e manutenção contínua para conservação do espaço. Em troca, o participante do processo poderá, dentro de características estabelecidas pela CMTU, utilizar o espaço para publicidade da empresa.
O prefeito José Roque Neto, “padre Roque”, explicou que no caso específico do bosque a prefeitura já está adotando medidas de limpeza e de segurança, que incluem inclusive a permanência de segurança privada no local, para garantir tranqüilidade a população. “A partir de amanhã a Fundação de Esportes (FEL) vai manter aqui no bosque uma equipe de estagiários de Educação Física para orientar atividades aos idosos e às crianças, ocupando de vez este espaço, que fica no coração da cidade”, afirmou o prefeito.
Padre Roque também agradeceu a equipe de secretários e os servidores públicos municipais que, segundo ele, estão ajudando o seu governo a cuidar de Londrina. “Agradeço a Deus por colocar ao meu lado pessoas com um trabalho reconhecido pelo cidadão. E a cada um dos servidores que tem contribuído para que, num curto espaço de tempo, possamos estar fazendo tantas melhorias”, ressaltou.
O deputado federal Alex Canziani elogiou as ações implementadas pelo prefeito neste período de governo, afirmando que projetos como o “Consertando Londrina” e agora o “Abrace Londrina” estão transmitindo ao cidadão muita confiança no trabalho do prefeito. Canziani citou uma pesquisa encomendada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ao instituto Alvorada Pesquisas, sobre o primeiro mês da administração de Padre Roque em Londrina, que mostrou o prefeito com um índice de 61,30% de aprovação dos londrinenses.
O presidente da CMTU, Paulo Renato Mattiuz de Carvalho, explicou que o Abrace Londrina é uma das ações implementadas pela assessoria técnica da companhia ocupada pelo empresário Severo de Rudin Canziani Filho. De acordo com o presidente o assessor técnico fez vários contatos junto ao empresariado local antes de estabelecer as regras para esta ação que é um dos projetos que pretende embelezar a cidade.
Paulo Mattiuz garantiu que o “Abrace Londrina” deverá mudar o visual da cidade, possibilitando novo visual para os espaços públicos e melhorando a auto-estima do cidadão. “Em pouco tempo estaremos vendo uma cidade mais bonita, mais organizada, com auxilio de empresários e industriais que podem contribuir para isso, sem nenhum custo para a sociedade. Com relação ao bosque, vamos recuperá-lo para que o cidadão volte a freqüentar este espaço”, disse o presidente.
(Londrina, 9 de fevereiro de 2009)