Saúde começa o primeiro mutirão de próteses dentárias
Padre Roque acompanhou hoje (dia 9), pela manhã, os primeiros atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Salvador Francisco
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, o secretário municipal de Saúde, Aparecido José Andrade, e o secretário de Governo, Tercílio Turini, acompanharam hoje (dia 9), pela manhã, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os primeiros atendimentos do Mutirão de Próteses Dentárias. Os mutirões serão realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período das 18h às 22h, e pretendem zerar, até o final do ano, a fila de 2.500 pacientes que aguardam o recebimento das próteses.
O secretário de Saúde, Aparecido José Andrade, explicou que, independente do prefeito que assumir o mandato após as eleições de março, o mutirão deverá ter continuidade, já que os recursos são garantidos pela prefeitura. “Fizemos essa proposta ao prefeito Padre Roque numa das reuniões de secretariado e ele imediatamente aceitou o desafio. Esse é um programa que não pode parar”, afirmou o secretário.
Os mutirões serão desenvolvidos em 10 etapas de seis semanas, sempre com a participação de oito profissionais do CEO, com o objetivo de atender o máximo de pacientes por dia. “Estamos resolvendo um problema não só de estética dos pacientes, mas também de saúde. A pessoa sem os dentes se alimenta mal, e além desse problema pode enfrentar uma doença gastrointestinal no futuro”, lembrou o secretário.
O prefeito José Roque Neto, “padre Roque”, conversou com os pacientes e ouviu agradecimentos pelo empenho demonstrado na realização dos mutirões. “É uma alegria poder atender as pessoas, principalmente quando o problema é de saúde. Esta é uma das nossas prioridades”, garantiu o prefeito.
O mutirão está respeitando a ordem das filas das Unidades Básicas de Saúde do município, dando preferência a pessoas mais carentes e, geralmente, mais idosas. Também participaram do primeiro dia de mutirão o gerente do CEO, João Fernandes Balan; e a assessora técnica de Odontologia da Secretaria de Saúde, Eliane Azeredo.
(Londrina, 9 de fevereiro de 2009)