Londrix leva Um dedo de Prosa ao Colégio Estadual da Warta
Projeto promove o encontro de escritores com estudantes, educadores e público em geral para uma conversa sobre literatura

O Festival Literário de Londrina (Londrix) leva o projeto Um dedo de Prosa ao Colégio Estadual da Warta, na noite desta sexta-feira, às 19h30, com a escritora Camila Mossi. A iniciativa promove o encontro de escritores com estudantes, educadores e público em geral para uma conversa sobre literatura.
Camila Mossi tem 31 anos e acaba de publicar o seu primeiro livro de crônicas, Agora Sapiens, pela editora Penalux. A autora já ministrou formações de escrita criativa, como oficinas e palestras.
Segundo a diretora do Festival Literário de Londrina, Christine Vianna, os bate-papos pretendem romper com a imagem da literatura como algo fechado e etéreo, criando um ambiente propício para discutir a questão da linguagem e do ser humano nesse novo milênio. “Mostra que a literatura é uma experiência muito mais próxima e acessível do que pode parecer”, disse.
Para Christine, o diálogo do escritor com o público aproxima os criadores dos leitores, além de contribuir para a formação de um público leitor mais crítico e consciente. “É importante para a sociedade brasileira, no processo de emancipação, projetos que incentivem a formação, tanto de leitores quanto de novos escritores”, enfatizou.
A iniciativa já percorreu dez cidades do Paraná e Santa Catarina, com ações em muitas escolas de Londrina e região. O projeto é uma extensão do Londrix, que este ano será realizado entre os dias 6 e 11 de maio, reunindo debates, palestras, performances, saraus, exposição, feira de livros e oficinas. Ao longo de suas edições, além de transitar entre todas as formas de manifestação artístico-literária, o festival reuniu, promoveu, valorizou e difundiu autores representativos da literatura brasileira.
A realização é do grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Governo Federal, além de parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e apoio do Cultural.
Para a imprensa: Informações sobre contato para entrevistas, ligar no N.com, no 3372-4188