Mãe renova Escola da Vila Brasil com trabalho voluntário
Utilizando seus talentos com desenho e pintura, Andreza Gundhner Randoli pintou os muros internos e externos da unidade
A Escola Municipal da Vila Brasil é uma das mais antigas da cidade. Para oferecer um ambiente acolhedor aos cerca de 180 alunos que ali estudam, Andreza Gundhner Randoli, mãe de um dos estudantes, se ofereceu para colorir e revitalizar a escola. O serviço, que começou no final do ano passado, entrou na reta final, e o prédio já está com um visual renovado e alegre.
A diretora da unidade escolar, Rosangela de Fátima Riedo Ferreira, contou que Andreza participa ativamente dos mutirões para limpeza e melhorias do local. “A parceria com a comunidade é muito importante, valoriza ainda mais nosso espaço e o ambiente que a criança frequenta. Então, essa atitude da Andreza é um ensinamento, ela quis deixar o espaço melhor para o filho, mais atrativo, espaço esse que é um patrimônio da cidade, uma escola que existe desde 1962, com uma linda história por trás. E essa ação nós consideramos como um resgate disso”, afirmou.

De acordo com a diretora, os materiais utilizados para pintura da face interna e externa do muro da escola são fornecidos para que a voluntária faça a pintura a seu gosto. “Deixei a escolha livre, para ela fazer o que quiser. E deu muito certo, porque ela usou os personagens do Maurício de Souza, unindo com o tema da sustentabilidade, preservação do meio ambiente, além de conteúdos pedagógicos apresentados com cores alegres”, comentou.Para Rosângela, além do ganho estético que a escola teve, há também um estímulo para que os alunos, e os outros pais e responsáveis, tenham o sentimento de pertencimento aflorado. “A escola é da comunidade, e isso começou a ficar ainda mais evidente. As crianças reconhecem esse trabalho, cuidam mais do ambiente. Elas chamam a atenção uma das outras para conservarem nosso prédio, o que também traz consciência aos pais. E é algo que tem dado ótimos frutos, despertando a empatia da nossa comunidade e o interesse em nos auxiliar”, destacou.
Sem conseguir uma colocação profissional desde janeiro deste ano, Andreza contou que aproveitou o talento com artes e desenho para melhorar a escola do filho, e também ocupar seu tempo livre de forma útil. “Assim que me ofereci para fazer esses desenhos, a diretora aceitou a ideia. Nisso já pensei em fazer algo educativo, mas ao mesmo tempo relacionado às crianças. Então pintei personagens, símbolos matemáticos, frases, formas geométricas, tem muita coisa para eles aproveitarem”, citou.
Além da pintura, o trabalho voluntário de Andreza inclui a preparação da área. Ela mesma prepara a massa para preencher falhas dos muros, que depois serão pintados com cores vibrantes. Questionada sobre o que está achando desse contato diário com as crianças, e sobre a oportunidade de fazer a diferença para toda a comunidade, Andreza confessou que gostaria de poder fazer muito mais. “Se eu tivesse condições financeiras, faria isso em todas as nossas escolas. Quando vemos as fotos de como era antes, você fica impressionado. Essa pintura trouxe cor e vida para o ambiente da escola. E isso é muito bom, recompensador, além dos alunos os professores ficaram mais alegres, motivados e entusiasmados, é algo que eu pude notar, e é tudo o que uma escola precisa”, finalizou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Escola Municipal da Vila Brasil, pelo telefone 3375-0257.




