Cidadão

Seminário apresenta panorama sobre a população em situação de rua

Atividade, que será realizada nesta segunda-feira (29), vai contar com a participação das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social

Divulgação

Será realizado nesta segunda-feira (29), às 14 horas, o Seminário Temático Práxis Itinerante 2019. Na ocasião, será apresentado o relatório final de pesquisa sobre a população em situação de rua. O trabalho contou com envolvimento de representantes do Ministério Público do Paraná, Universidade Estadual de Londrina (UEL), secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Unopar, Defensoria Pública do Estado do Paraná, e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

As atividades serão realizadas no auditório da sede do Ministério Público em Londrina, na Rua Capitão Pedro Rufino, 605, Jardim Europa. De acordo com o assistente social do MP em Londrina, Marco Antônio da Rocha, o seminário é aberto à comunidade londrinense. “A intenção é que toda a sociedade debata esse assunto, que diz respeito a todos nós”, citou.

O planejamento da pesquisa teve início em 2017, e foi concluída somente este ano. “As entrevistas com a população em situação de rua foram feitas entre setembro e outubro de 2018, por estudantes de graduação da UEL, educadores do Centro Pop e equipe do Consultório na Rua. Os estudantes foram voluntários, e participaram de capacitações para aplicar essa pesquisa. E neste ano fizemos a análise desses dados, o que gerou o relatório que será apresentado”, detalhou Rocha.

Segundo o assistente social do MP, os dados levantados devem subsidiar a atuação das entidades envolvidas em defesa dos direitos dessa população. “Como o relatório produzido é extenso, a pauta do seminário será só a pesquisa. Na terça-feira (30), o Comitê Intersetorial Pop de Rua, formado por representantes de todas as secretarias municipais e MP, irá se reunir para discussão desse relatório, que será publicado futuramente no site da UEL, por meio do projeto de extensão Práxis”, adiantou.

A coordenadora do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde, Jucelei Pascoal Boaretto, afirmou que a pesquisa irá contribuir diretamente para que as políticas públicas desenvolvidas pelos diversos serviços se unam em busca de uma melhor estratégia. “O questionário aplicado continha várias perguntas, para coletar e saber quem são as pessoas em situação de rua, quantos são de Londrina ou são trecheiros, que são as pessoas que vêm de outros municípios e só passam pela cidade. Com isso, podemos montar um diagnóstico de como está a população em situação de rua hoje. Atualmente, o Consultório na Rua possui 454 pessoas cadastradas, que já foram atendidas por alguma demanda de Saúde. Mas, estimamos que são quase mil pessoas nessa situação, e é através dessa pesquisa que iremos desvendar isso”, comentou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assistente social do MPPR, Marco Antônio da Rocha, ou com a coordenadora do Consultório na Rua da Saúde, Jucelei Pascoal Boaretto. Os telefones estão disponíveis no N.Com, pelo 3372-4188.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos