Alunos participam de projeto piloto de tecnologia
Objetivo é estimular a aprendizagem de Ciência e Tecnologia, desenvolvendo habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia

Um projeto piloto de tecnologia voltado aos alunos de uma escola da rede municipal com objetivo de popularizar a Ciência e Tecnologia e as habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia. A ideia é é estimular crianças, adolescentes e adultos em oficinas de curta duração, ministradas semanalmente.
A solenidade de implantação contou com a intermediação da deputada federal, Luísa Canziani, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. Será desenvolvido o Programa Workshop Aficionados em Software e Hardware (WASH).

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, citou na solenidade que há uma dificuldade para alguns com relação à tecnologia. “Tudo mudou e o que a escola está fazendo, o que este evento representa é a inovação a um ponto tão extremo que estamos dizendo para estas crianças, explicando pra elas como se faz para viver neste mundo diferente. A ideia de aproximar a escola com o ensino superior é mostrar para as crianças quantas coisas são possíveis com relação ao conhecimento”, frisou.

As atividades estão acontecendo desde quarta-feira da semana passada (17), no período matutino, com alunos de quartos e quintos anos, que estão matriculados no período vespertino. Assim, uma vez por semana, os estudantes do Curso Técnico em Informática, integrado ao ensino médio e vinculado ao Projeto de Extensão de Robótica Educacional, vão até a sede da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico trabalhar, de maneira voluntária, com os alunos da rede pública. Para isso, eles utilizam o laboratório de informática da escola municipal.
Atualmente, cerca de 25 crianças de cada ano escolheram participar. Durante o ano letivo inteiro de 2019, eles desenvolverão atividades com os monitores e, se tudo transcorrer conforme o previsto, a intenção é que este projeto piloto possa ser implementado em outras escolas municipais de Londrina. Para a Prefeitura de Londrina a ação não tem custo. “É uma atividade que acontece no inverso do horário escolar para as crianças que os pais autorizam participar”, disse a profissional de apoio em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação da Secretaria Municipal de Educação, Mirella Cito Botti.
A solenidade de lançamento do projeto aconteceu na sede da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, na Avenida Máximo Péres García, 540, Jardim Belo Horizonte.
Para imprensa: outras informações podem ser obtidas com a profissional de apoio em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação da Secretaria Municipal de Educação, Mirella Cito Botti, pelo 3375-0221 e com o assessor da deputada federal Luísa Canziani, Luciano pelo 99117-5740