Unidades de saúde recebem novos equipamentos
Serão entregues cadeiras de rodas, compressor odontológico, eletrocardiógrafo, estadiômetro portátil, laringoscópio adulto, entre outros itens

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a entregar equipamentos novos para algumas unidades, a partir desta terça-feira. A ação faz parte do pacote de liberação de mais de R$ 6 milhões de reais que o prefeito Marcelo Belinati destinou para o orçamento da SMS.
No primeiro lote serão entregues cadeiras de rodas adulto e pediátrica, compressor odontológico, eletrocardiógrafo (utilizado na realização do exame eletrocardiograma, que registra variações na atividade elétrica do coração), estadiômetro portátil (para medir a altura), foco refletor ambulatorial (utilizado quando é necessária iluminação adicional), laringoscópio adulto (utilizado para o exame da laringe), mesas auxiliares, de exames e ginecológicas, reanimador pulmonar manual adulto, e poltronas de hidratação e observação. Outros equipamentos devem chegar em breve.
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que a substituição dos aparelhos objetiva melhorar o atendimento às famílias, dando também melhores condições de trabalho aos profissionais da área. Segundo ele, muitos dos equipamentos que estão sendo utilizados hoje foram comprados há quase 30 anos e já estão superados, por isso a necessidade de modernização.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que há muitos anos a secretaria não fazia a substituição e aquisição de novos aparelhos e que, graças ao entendimento do prefeito de que saúde é prioridade, está sendo possível avançar nesta área. “Isso vai contribuir para que os servidores desenvolvam seu trabalho de forma mais adequada e atualizada, uma vez que não é raro ver nas unidades equipamentos obsoletos. Com isso, a população será melhor atendida em nossas unidades de saúde”, disse.
A ação faz parte do grande programa de reestruturação da saúde pública municipal, em execução em Londrina, que inclui a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); da Maternidade Municipal e do Pronto Atendimento Infantil (PAI); construção de unidades de saúde e da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); ampliação e modernização da Farmácia Municipal e a reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, entre outros avanços.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário Felippe Machado, no 3372-9434.