Cidadão
Audiência discute Juizado de Violência Contra a Mulher
Evento integra a programação da XVII Semana Municipal da Mulher e ocorrerá neste sábado (dia 7), das 8h ao meio-dia, na Câmara de Vereadores de Londrina

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Sandra Regina Nishimura, a audiência vai contar com a participação de especialistas e autoridades sobre o tema, além das mulheres interessadas em seus respectivos direitos de cidadãs. “Vamos debater, com todos os interessados e presentes, desafios e metas da vara especializada em Londrina, que tem o objetivo maior de garantir credibilidade à proteção dos direitos da mulher em Londrina”, destacou.
Sandra explicou que a vara já foi criada em Londrina, mas precisa ser discutida e implantada completamente. “Ela tem como base a Lei Federal nº 11.340/2006, mais conhecida como Maria da Penha, que prevê o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, quando estas ocorrem em ambiente doméstico e/ou familiar”, observou.
A secretária destacou que é muito importante que a sociedade londrinense fique por dentro da implantação deste juizado, que beneficiará ainda mais a rede de proteção à mulher já criada no município. “Precisamos de ações articuladas e integradas, garantindo os devidos direitos às mulheres de Londrina. O tema é de grande relevância à população e precisa ser discutido”, enfatizou.
Outras atividades
Além da audiência pública, ocorrerão, no município, outras duas atividades integrantes da XVII Semana Municipal da Mulher. Os eventos serão realizados no domingo (dia 8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher em todo o país.
No jardim Bandeirantes (região oeste), a partir das 14h, será realizada uma festa comemorativa em homenagem às mulheres residentes dos bairros da região. O evento tem promoção da Associação de Mulheres dos jardins Bandeirantes e Sabará e parceria da Associação de Moradores dos jardins Bandeirantes e Sabará e da vila Industrial (Sabbi), do Conselho Municipal da Mulher e da Secretaria da Mulher.
A comemoração será promovida na sede da Sabbi, na rua Serra da Graciosa, nº 680, no jardim Bandeirantes, e contará com a participação, conforme a presidente da Associação de Mulheres dos jardins Bandeirantes e Sabará, Maria Márcia Ferreira, de cerca de 250 pessoas. “Distribuímos 300 convites para a população da região e esperamos a maioria delas, já que a entrada será gratuita. Vamos realizar um lanche com bebidas e bolo e, após o ‘comes e bebes’, vai ser promovido um bingo para os presentes”, listou.
Maria Márcia disse, ainda, que a associação vai aproveitar a oportunidade e lançar, na ocasião, quatro cursos destinados às mulheres da região oeste. “Realizaremos, a partir do mês de maio, oficinas de reciclagem, bordado em fita, crochê e bordado de ponto cheio. Queremos fazer os cursos durante todo o ano, e beneficiar as mulheres da nossa região”, salientou.
Além da festa no jardim Bandeirantes, será promovida, no jardim Primavera, na região norte da cidade, uma apresentação em homenagem às mulheres. A realização do evento é da Casa Caminho da Alegria e do grupo musical e cultural Badadoyn, que integra um dos diversos trabalhos efetivados pela casa com as crianças da região.
“Será uma apresentação de canto, dança e percussão afro, com cerca de 30 crianças integrantes do projeto. Queremos homenagear não só a mulher na função de mãe ou irmã, mas celebrar os valores que o sexo feminino proporciona à sociedade”, explicou a coordenadora geral da Casa Caminho da Alegria, Terezinha Pereira da Silva, mais conhecida na comunidade como Mãe Omin.
Segundo ela, a apresentação será realizada na rua Zephiro Modenuti, nº 802, no jardim Primavera, com a presença de várias mulheres da sociedade local. “Vamos, também, entregar algumas lembranças fabricadas pelo grupo para as presentes”, completou a coordenadora.
(Londrina, 6 de março de 2009)