IPPUL recebe aula de campo de alunos do Ensino Fundamental
Cerca de 20 estudantes visitaram o instituto no início da semana, para conhecer projetos e atividades desenvolvidos para o espaço urbano de Londrina

Alunos do sétimo ano da Escola Premier visitaram nesta semana a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Os estudantes foram conhecer quais as atividades desenvolvidas no órgão, acompanhados do professor de Geografia Gustavo Henrique Biscola Pereira e da coordenadora pedagógica Tatiana Alves de Oliveira. Durante a visita, eles aprenderam sobre a divisão de áreas dentro do órgão, quais projetos estão sendo implementados na cidade, entre outras atribuições do instituto.
Para o presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Júnior, é extremamente importante a aproximação com estudantes e instituições de ensino, sejam escolas ou universidades, pois esse contato contribui diretamente para a construção de uma educação cidadã. “O que nós gostaríamos, com essa aproximação, é que os alunos comecem a ter familiaridade com as legislações urbanísticas, como as regras de ocupação do solo urbano, para que consigam compreender o que é o planejamento urbano, quais são as regras para o seu bairro, onde você pode instalar determinadas coisas e onde não pode, por exemplo”, afirmou.

A visita técnica ao IPPUL foi motivada pelo conteúdo trabalhado em aula nas disciplinas de Artes e Geografia, relacionados ao espaço urbano. Com base nisso, os alunos foram apresentados à estrutura organizacional do Instituto e suas principais atividades, diretrizes gerais do Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e os parques de Londrina, para que os reconhecessem como pertencentes à cidade. “Ao receber esses estudantes, buscamos contribuir para termos uma sociedade em que as pessoas saibam das regras de planejamento urbano, e que participem ativamente da construção de políticas públicas, seja através dos conselhos municipais, da participação em audiências e conferências públicas”, destacou Júnior.
O professor de Geografia, que acompanhou a turma durante a aula de campo, citou que essa interação entre conteúdo teórico e prático despertou muito interesse dos adolescentes. “Foi uma atividade muito proveitosa, e a ideia foi essa, de que eles conhecessem o órgão que é referência nacional em termos de planejamento e pesquisa. Graças ao trabalho desenvolvido no IPPUL, Londrina está à frente de muitos municípios no país em termos de desenvolvimento urbano. Prova disso é que a cidade tem tido um crescimento muito rápido e os alunos descobriram que temos um órgão responsável por avaliar e pensar nisso, nessa questão estrutural, tendo como foco a nossa qualidade de vida”, frisou.
Outras escolas e instituições de ensino que queiram agendar visitas técnicas no IPPUL podem entrar em contato pelo telefone 3372-8404 ou no e-mail ippul@londrina.pr.gov.br.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Júnior, no 3372-8419; e com a Escola Premier, no 3338-9607.