Cidadão

Padre Roque participa de homenagem ao Dia da Mulher

Câmara de Vereadores homenageou as mulheres e o Dia Internacional da Mulher na sessão de hoje (dia 10); prefeito José Roque Neto participou do evento
Lorena Pires Rostirolla
n.com@sercomtel.com.br
 
O prefeito José Roque Neto, “padre Roque”, participou hoje (dia 10) à tarde, da solenidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o 8 de março, realizada pela Câmara Municipal de Londrina e compôs a mesa do evento junto com a secretária da Mulher, Assistência Social e Idoso, Sandra Regina Nishimura; a representante do Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, major César Vinícius Kogut; a soldado Camila Paulino Costa; e as vereadoras Lenir Cândido Assis (PT); e Sandra Graça (PP). No plenário estavam presentes, além dos vereadores, autoridades do Executivo Municipal, funcionárias da Câmara e mulheres convidadas.
Após a apresentação de abertura do Coral da Câmara de Vereadores, o prefeito discursou lembrando a história do 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como a redução na carga diária de trabalho de 16 para 10 horas; equiparação de salários com os homens, e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. As cerca de 130 mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Todas as tecelãs morreram carbonizadas.
Padre Roque começou sua fala citando a frase “Lembrar é resistir” para mostrar a importância do dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, como referência para a luta por solidariedade, justiça e igualdade. “É necessária a constante busca por uma sociedade sem preconceito, sem discriminação. Destacamos o mérito pessoal das mulheres que lutam por seus direitos e que constroem lado a lado com os homens uma sociedade melhor.”
A secretária da Mulher, Sandra Nishimura, lembrou a importância dos avanços nas políticas públicas para as mulheres. “Londrina é hoje referência destas políticas e a Secretaria da Mulher e sua equipe têm uma longa e importante história que precisa, cada vez mais, avançar”, reforçou.
Ainda durante a solenidade, a chefe de cerimonial da Câmara de Vereadores, Viviane Suzaki, fez uma apresentação de seu trabalho de conclusão “Violência Doméstica contra a Mulher em Londrina”, do curso de Direito da Faculdade Uninorte, que levantou o perfil da mulher agredida e da violência doméstica em Londrina. Finalizando o evento foram realizadas duas coreografias de balé do Projeto Colméia Cultural, da escola Educadança, da Faculdade Integrado Inesul.
(Londrina, 10 de março de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos