Cidade
Equipe de Badminton conquista 35 medalhas em circuito
Londrina participou com 27 atletas e conquistou 13 medalhas de ouro, sete de prata e 14 de bronze; próxima etapa do Circuito Paranaense ocorre em julho, na cidade de Toledo
A equipe londrinense de badminton conquistou, no último final de semana (dias 7 e 8), 35 medalhas, sendo 13 de ouro, sete de prata e 14 de bronze, na 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Badminton, que foi realizado na cidade de Paranavaí. A competição abriu a temporada 2009 da modalidade no Paraná. Londrina marcou presença com 27 atletas, com destaque para a mais nova, Letícia Fiori, de 9 anos, que conquistou duas medalhas de ouro, e para o mais veterano, Paulo Kamiji, de 62 anos, com uma de ouro ou uma de prata.
O técnico da equipe, professor Adriano Fiori, se mostrou surpreso com o resultado. “Me surpreendi ao final vendo que no podium, na hora da premiação, sempre tínhamos no mínimo um atleta de Londrina”, comentou. Segundo ele, o resultado foi além do esperado. “Superamos o número de medalhas conquistadas na 1ª etapa do ano passado, por isso, a avaliação é muito positiva”, acrescentou. A próxima etapa do Circuito Paranaense ocorre em julho, na cidade de Toledo, oeste do estado.
Conforme Fiori, em abril ocorre o campeonato Sul Brasileiro de badminton e a equipe de Londrina tem grandes chances de ceder atletas para a seleção paranaense. “Acredito que, pelo menos, 15 atletas de Londrina serão convocados para a seleção do estado”, afirmou. Ele disse que seis atletas londrinenses foram convocados para participarem do campeonato nacional, que ocorre em Curitiba, nos próximos dias 21 e 22 de março. “No entanto, provavelmente não vamos participar por falta de recursos”, completou.
O projeto de badminton, coordenado por Fiori, recebe patrocínio de R$ 3,3 mil da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes do município (FEL), e da Companhia de Habitação (Cohab) da cidade, que cede um espaço no Centro Cultural e Esportivo do conjunto Maria Cecília, na região norte, para treinamento. No entanto, ele afirmou que está a procura de outros patrocinadores para poder mandar seus atletas para campeonatos em outros estados e no exterior.
“Este ano teremos uma seletiva para o Pan-Americano Junior. Os recursos que recebemos da prefeitura nos ajudam muito, somos muito gratos, mas estamos à procura de mais patrocínio para mandar nossos melhores atletas para estas competições”, ressaltou o professor. Para os interessados em realizar parcerias com a equipe londrinense de badminton, basta entrar em contato com o técnico Adriano Fiori, pelos telefones (43) 8413-5557 e (43) 3348-0737.
(Londrina, 11 de março de 2009)