Cidadão

Show “Essas Mulheres” mistura música, teatro e dança

Ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível, exceto sal; espetáculo será neste domingo (dia 15), às 20h, no teatro Ouro Verde


A Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias de  Cultura, Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids (Alia), promove neste domingo (dia 15), o show “Essas Mulheres”. O evento integra a programação da XVII Semana da Municipal da Mulher, que tem como tema, este ano, “Mulher contemporânea: conquistas e desafios”. O show será no teatro Ouro Verde, às 20h. A programação completa da Semana da Mulher está disponível na página da campanha, no site da prefeitura: http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=mulher&item=semanamulher09.
Os ingressos para o show podem ser trocados por produtos de higiene pessoal feminino ou por um quilo de alimento não perecível, exceto sal. A troca pode ser feita na própria Secretaria de Cultura, na praça 1º de Maio, nº 110, centro; na Secretaria de Educação, no prédio da prefeitura, que fica na avenida Duque de Caxias nº 635, jardim Mazzei; na Secretaria da Mulher, na rua Antonio de Moraes Barros, nº 44, em frente ao Monumento à Bíblia; no Espaço Mulher, na rua Mário Bonalume, nº 633, Jardim do Leste; na Alia, na rua Leila Diniz, nº 621, conjunto Vivi Xavier, região norte; e no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), na avenida Juscelino Kubitschek, nº 2882.
Os ingressos também poderão ser trocados hoje (dia 11), na palestra “Mulher contemporânea: conquistas e desafios”, que será realizada às 19h30, no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), na rua Governador Parigot de Souza, nº 220, região norte. Segundo a Secretaria da Mulher, os alimentos arrecadados na troca pelos ingressos serão destinados, via Provopar, a entidades assistenciais e mulheres atendidas pela secretaria. Já os produtos de higiene pessoal serão destinados, via CMDM, à população carcerária feminina do 3º Distrito Policial de Londrina.
O show
“Não será um show, será um espetáculo”, resumiu o diretor geral do evento, José Donizetti Buganza. Segundo ele, o espetáculo vai misturar dança, música e teatro, sempre em homenagem à mulher. “Nossa proposta foi trabalhar teatro, dança e música, tudo ao mesmo tempo. O resultado foi algo bem interessante, porque as atrizes falam textos que encaixam perfeitamente com as músicas que, por sua vez, se encaixam também com a dança. É tudo interligado”, ressaltou Buganza.
O show tem uma hora de duração e o repertório contém músicas conhecidas do público. “Devido ao curto espaço de tempo, a maioria das músicas que estamos trabalhando são as que a Banda de Músicos já tocava”, explicou o diretor geral. De acordo com ele, o espetáculo será emocionante. “Estamos buscando algo diferente, por isso, o show terá momentos intimistas, emocionantes e de alegria. É um trabalho exaustivo, mas muito gratificante, por causa do profissionalismo do elenco. Com certeza será uma grande homenagem às mulheres.”
O repertório do show, que será apresentado pela Banda de Músicos de Londrina, inclui “A rã”, de João Donato; “Corcovado”, “Esse teu olhar” e “Fotografia”, de Tom Jobim; “Madalena” e “Vitoriosa”, de Ivan Lins; “Papel Machê”, de João Bosco; “O Bêbado e o Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc; “Tudo de Novo”, de Caetano Veloso; “Flores Horizontais”, de Elza Soares; “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso; “Vera Cruz” e “Maria Maria”, de Milton Nascimento, música que encerra o show. Segundo o maestro da banda, Gilberto de Queiroz, 19 músicos vão compor a banda na apresentação.
Conforme a diretora cênica do espetáculo, Ana Carolina Ribeiro, o objetivo foi buscar formas de interação do teatro com a dança e a música, sempre com a temática feminina no centro das ideias. “Buscamos textos de autoras londrinenses e outras nacionais, que tem a ver com a temática. Fazemos um jogo de personagens, brincamos com as formas de interpretação. Tem a mulher ansiosa, preocupada, com desejo. Procuramos interpretar os textos retratando a mulher nas suas várias nuances”, explicou Carolina.
As coreografias do show ficaram por conta de Wagner Rosa, do grupo “Teia”, que é ligado à Escola de Teatro de Londrina (Funcart). Segundo o coreógrafo, o trabalho de dança foi baseado nos textos e também na musicalidade da banda. “Trabalhamos na intenção de interagir com os textos da peça e com as músicas, porque o objetivo sempre foi realizar uma integração para que não ficasse nada solto durante o show. Apesar de muito trabalhoso, o resultado está muito bom”, avaliou Wagner Rosa.
O show “Essas Mulheres” será composto pela Banda de Músicos de Londrina, sob a regência do maestro Gilberto Queirós; as cantoras Edna Aguiar, Neli Beloth, Sabrina Vargas e Elisangela Silva; as bailarinas Amanda dos Santos, Giovanna Machado, Manuela Valente e Patrícia Ramos, todas do grupo “Teia”, sob a direção do coreógrafo Wagner Rosa; as atrizes Vera Lucia Pilchowski e Rosane Brandão, sob a direção cênica de Ana Carolina Ribeiro; e o técnico de montagem e iluminação Jorge Fordiani. Os textos são das escritoras Célia Musilli, Maria Angélica Abramo, Karen Debértolis, Cecília Meirelles e Neuza Cavalcante Marcolino. A direção geral do espetáculo é do diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, José Donizetti Buganza.
(Londrina, 11 de março de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos