Cidadão
Prefeito visita Associação das Mulheres no Franciscato
Encontro ocorreu hoje (dia 11) à tarde na Biblioteca Virtual Comunitária do bairro; grupo aproveitou a reunião e fez diversas reivindicações de melhorias para a região
O Prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, esteve em reunião hoje (dia 11), à tarde, com as mulheres do grupo de bordado da Associação das Mulheres Batalhadores do Jardim Franciscato. O encontro ocorreu na Biblioteca Virtual Comunitária do bairro, na região sul. O objetivo do prefeito foi conhecer o local e ouvir as reivindicações do grupo.De acordo com a presidente da associação, Rosalina Batista, o grupo faz bordados em panos de prato para arrecadar fundos para a manutenção do espaço. No entanto, há um projeto que visa à ampliação do trabalho. “Elaboramos um projeto de bordado que agregaria valor a outros objetos como camisetas, estojos e bolsas. Infelizmente não foi aprovado pelo Promic, mas estamos procurando parcerias para que o projeto seja ampliado e formemos novos grupos”, comentou.
O grupo aproveitou a reunião também para reivindicar melhorias na região. Uma das reivindicações foi a melhoria da linha de ônibus 904. Os moradores querem um carro grande na linha, em vez do microônibus, no domingo, e também o aumento de horários no meio de semana. “Queremos também um ônibus Psiu para atender essa região”, ressaltou uma das mulheres do grupo.
Outra reivindicação foi em relação à saúde. Os moradores pediram mais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde para a unidade básica (UBS) e para o Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com Rosalina, há um dinheiro do programa federal Pró Saúde para a reforma do posto de saúde, mas que está parado, desde 2006, na prefeitura. “Vou verificar e agilizar esta questão para vocês”, garantiu o prefeito padre Roque.
O grupo fez ainda várias outras sugestões, propostas e reivindicações de melhorias nos bairros da região, como a construção de áreas de lazer para as crianças, limpeza de terrenos, córregos e bocas-de-lobo. O prefeito se colocou à disposição e garantiu fazer o possível para resolver a situação. “Nosso objetivo é ir à luta. Pensaram que, como eu era padre, eu ia ficar no gabinete, como numa sacristia. Mas não, vamos trabalhar, vamos nos mexer”, disse.
Rosalina Batista elogiou a atuação do prefeito. Segundo ela, a reunião aumentou a auto-estima do grupo. “Ele [prefeito] ouviu e anotou atenciosamente todas as reivindicações. Assim ele mostra que o mandato não é dele, mas do povo. Só de ter essa coragem de vir, conversar e debater, já é algo muito positivo. Se ele deixar as coisas encaminhadas, vamos cobrar do próximo prefeito”, afirmou a presidente.
(Londrina, 11 de março de 2009)




