Cidadão
“Sexta na Concha” continua com homenagem à mulher
Nesta sexta-feira (dia 13) haverá na Concha Acústica, a partir das 18h30, apresentações de danças afro e japonesa, além de coral e música popular brasileira
O projeto “Sexta na Concha”, da Secretaria Municipal de Cultura, continua a homenagear as mulheres londrinenses nesta sexta-feira (dia 13). Como no evento passado (dia 6), as atrações musicais e de dança vão integrar as atividades comemorativas da XVII Semana Municipal da Mulher, realizada durante todo o mês de março pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria da Mulher, e entidades parceiras. Na sexta, o público poderá conferir apresentações de dança, coral e música popular brasileira (MPB).
A programação começa às 18h30 com show do grupo de dança japonesa Nakayoshi Clube. Conforme a coordenadora da trupe, Yoshie Kyoshen Shimizu, será apresentado um repertório de 15 minutos, com músicas de origem nipônica. “São danças provenientes da cidade de Nagasaki”, explicou. Segundo ela, em um dos momentos da apresentação, o público presente será convidado para dançar junto com o grupo. “Comemoramos 10 anos de existência e iremos realizar um belo show”, citou.
Yoshie informou que, ao todo, 70 pessoas compõem o Nakayoshi Clube, mas que no “Sexta na Concha”, cerca de 10 delas irão fazer a apresentação. “O repertório é curto e não há a necessidade de levar todos. Com isso, vamos realizar o show apenas com uma parte pequena de todo o grupo”, explicou.
Após a dança japonesa, às 18h45, o Grupo Badadoyn da Casa Caminhos da Alegria sobe ao palco da Concha Acústica, para apresentar um pouco da cultura afro por meio da dança. De acordo com a coordenadora geral da entidade, Terezinha Pereira da Silva, a Mãe Omin, cerca de 24 crianças, com faixa-etária entre 6 e 14 anos, integram o grupo. “Vamos realizar performances de dança com o ritmo queto de origem africana. São músicas que apresentam os temas ‘A beleza que foi feita por Deus’ e ‘A beleza da terra em que vivemos’”, citou.
Já às 19h, a apresentação fica por conta do Coral do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul). De acordo com a secretária do coral, Milena de Souza, o grupo musical existe há cinco anos na cidade e é formado por 17 homens e 26 mulheres – 43 ao todo. “Serão 15 minutos, com músicas nacionais e internacionais. Fomos convidados pela Secretaria da Mulher e aceitamos, com isso, homenagear as mulheres londrinenses”, enfatizou.
A cantora e jornalista Lorena Pires Rostirolla, do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, também vai integrar a programação deste “Sexta na Concha”. Ela, acompanhada do violonista Cleir Jorge Brandão, apresentará aos presentes, um repertório recheado de interpretações da música popular brasileira (MPB). “São composições que remetem a duas questões: o fim da ditadura militar e à valorização e a descoberta da mulher”, disse a cantora.
Lorena afirmou que o repertório será composto por quatro músicas relacionadas à temática proposta. “No início, vou cantar ‘Para não dizer que não falei das flores’, do Geraldo Vandré, e ‘O bêbado e o equilibrista’, de João Bosco e Aldir Blanc. São músicas que falam sobre este período da anistia, que completa 30 anos no mês de agosto”, ressaltou.
Além destas, conforme ela, o show será composto pelas músicas “Vitoriosa”, de Ivan Lins, e “Uma nova mulher”, de Paulo Debétio. “Com estas duas composições, vou mostrar esta mulher que se descobriu, vitoriosa e batalhadora”, salientou Lorena Rostirolla.
E, por fim, às 19h30, o Grupo Cristal faz, também, uma apresentação de dança afro, com o objetivo de resgatar um pouco da cultura popular brasileira. O projeto “Sexta na Concha” especial Semana Municipal da Mulher ocorreu na sexta-feira passada (dia 6) e ocorrerá nesta (dia 13). Na próxima semana, a iniciativa volta com as suas atividades normais.
(Londrina, 11 de março de 2009)




