Cidadão
Ex-secretária de Candeia do Jamari (RO) visita Londrina
Visita foi hoje na sede da Secretaria Municipal da Mulher; objetivo foi relatar experiência da implantação da 1ª secretaria em um município de Rondôniai

A criação da secretaria em Candeia do Jamari, em 2005, foi baseada na experiência em Londrina, primeira Secretaria da Mulher criada no Brasil. “Nós entramos em contato com a Prefeitura de Londrina em 2004, fizemos o projeto e apresentamos ao prefeito recém eleito em Candeia. Ele aprovou e, no primeiro ano do mandato, criou a secretaria”, explicou.
Marizete Braga, que hoje é presidente da Associação de Mulheres de Candeia do Jamari (AMUC), afirmou que, desde a implantação da Secretaria da Mulher no município, que tem apenas 17 mil habitantes, ocorreram muitos avanços no que diz respeito à rede de proteção à mulher. “Houve vários conselhos no estado, várias conferências e, inclusive, nosso município teve representantes nas duas conferências nacionais, em Brasília”, explicou.
Segundo a secretária Sandra Nishimura, o sucesso da Secretaria da Mulher em Candeia do Jamari, representa a construção de uma rede de defesa de direitos das mulheres com a participação efetiva de Londrina. “É uma troca de experiências muito importante entre nosso município, que é pioneiro no assunto, e outra cidade tão distante, mas que se espelhou na experiência daqui. São diferentes realidades que fazem com que tenhamos um aprendizado mútuo”, destacou.
(Londrina, 6 de abril de 2009)