Cidadão

Saúde segue com mutirões de limpeza contra a dengue

Equipes da secretaria, em parceria com a CMTU, atendem, hoje, os conjuntos Luís de Sá e Aquiles Stenghel; serviço será feito em pontos com alto índice de focos


A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta semana, com os mutirões de limpeza em combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, no município. O procedimento intensificado está sendo feito, nesta quarta-feira (dia 8), nos conjuntos Luís de Sá e Aquiles Stenghel (região norte), bairros que apresentaram, no último Levantamento do Índice Rápido do Aedes (Lira), elevados índices de infestação do mosquito. “São ações intensificadas com o objetivo de conscientizar a população e realizar a limpeza nos imóveis da cidade”, afirmou o diretor de Saúde Ambiental da secretaria, Rogério Prudêncio Lampe.
De acordo com ele, o trabalho reforçado é realizado por cerca de 30 agentes da Secretaria de Saúde, com o auxílio de 12 funcionários, um caminhão e uma máquina-roçadeira da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina. “Vamos, basicamente, recolher resíduos que possam acumular água, como vasilhas, garrafas plásticas e latas, e encaminhá-los ao setor de coleta seletiva do município”, explicou Lampe.
O diretor destacou que o procedimento intensificado, desta semana, começou a ser feito ontem (dia 7), com atuação no residencial Catuaí e no jardim Belém. “Já, amanhã [dia 9], o trabalho continua na região norte e, na próxima terça-feira [dia 14], a intensificação será efetuada no jardim São Jorge”, listou. Rogério Lampe lembrou que este tipo de serviço deve ser feito permanentemente. “Mais de 90% dos focos do mosquito são achados em imóveis, como casas e empresas. Temos que limpar quando for necessário, mas conscientizar a sociedade, para que o problema não volte a se repetir”, alertou.
Conforme o diretor, além dos mutirões de limpeza, as equipes da Secretaria de Saúde atuam, também, junto às unidades de ensino do município. “Visitamos, de modo permanente, escolas municipais e estaduais, e apresentamos palestras sobre a prevenção à dengue e ao mosquito Aedes”, citou. Rogério Lampe lembrou, ainda, que as equipes adotaram como foco principal nestes mutirões, outro tipo de conscientização. “Percebemos que a água acumula devido ao lixo que fica espalhado nos terrenos baldios e nas vias públicas da cidade. Com isso, vamos passar, também, orientações sobre a conscientização ambiental e lembrar que não se deve jogar lixo nas ruas”, salientou.
Rogério Lampe destacou ainda que as fiscalizações junto aos imóveis do município continuam. “Estávamos esperando o resultado do Lira e, como ele foi alarmante, seguiremos com as autuações e a aplicação de multas às residências e empresas que apresentem reincidência de focos do mosquito Aedes”, observou o diretor. Ele informou também que outros mutirões serão feitos na próxima semana, em outros bairros que apresentaram alto índice de infestação no Lira.
(Londrina, 8 de abril de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos