Destaques

Prefeitura lança programa “BOTA FORA, jogue limpo com sua cidade”

O programa consiste na limpeza de entulhos descartados irregularmente na cidade em três modalidades – limpeza de pontos de descartes irregulares, mutirões de limpeza e dia de “BOTA FORA” 

O Município, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), apresentou na manhã desta quinta-feira (16), o programa “BOTA FORA, jogue limpo com sua cidade”. A solenidade foi no Centro Cívico, em frente da Prefeitura.  O programa consiste na limpeza de entulhos descartados irregularmente na cidade em três modalidades – limpeza de pontos de descartes irregulares, mutirões de limpeza e dia de “BOTA FORA” para que a população de um determinado bairro coloque os materiais inservíveis na calçada para a CMTU recolher.

Foto: Vivian Honorato

No lançamento, foi assinada a ordem  para prestação de serviços de limpeza geral e coleta, transporte de resíduos inertes, entulhos, galhos e demais materiais semelhantes dispostos de forma irregular nas vias e logradouros públicos. Para realizar este serviço, a CMTU utilizará 33 funcionários de uma empresa terceirizada, 9 caminhões basculantes com capacidade para 10 m³, pá-carregadeira, uma bob cat, triturador de galhos e um soprador de folhas. O objetivo com o triturador de galhos é que, depois de fragmentados, os resíduos sejam utilizados como adubo no viveiro municipal. Os veículos e  equipamentos foram posicionados na frente da Prefeitura.

Logo após a assinatura da ordem de serviço, pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, foram limpos os primeiros locais. Os trabalhos tiveram início pelo ponto de descarte localizado no final da avenida Jorge Casoni e outro na rua Francisco de Assis Ruiz, nas proximidades do Colégio Estadual Ubedulha Correia de Oliveira, na região norte. Hoje Londrina, tem aproximadamente 150 pontos de descartes irregulares, mesmo a CMTU tendo limpado dezenas no ano passado.

O prefeito frisou  que é absurdo a população jogar de tudo na área pública, já que isso prejudica a própria pessoa com um ambiente poluído.  “Estamos incrementando as ações de limpeza”, declarou.  “É um trabalho que será intensificado  agora para que tenhamos uma cidade mais limpa e com qualidade de vida para a população”, completou.

Foto: Vivian Honorato

O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, destacou que as novas ações são para inibir os descartes irregulares e que o programa “BOTA FORA” tem como objetivo a educação e a conscientização das famílias para que não joguem entulhos em fundos de vale e áreas públicas. “Estes locais são extensão da nossa casa. Precisamos cuidar adequadamente”, disse.

Conscientização – Além da limpeza, o programa vai trabalhar a conscientização da população para descartar corretamente seus entulhos e a fiscalização do poder público e sociedade nos locais que serão limpos.

Hoje a cidade conta com 2 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados no Jardim Nova Conquista, na zona leste, e no Residencial Vista Bela, na zona norte. O presidente Cortez informou que a CMTU está em processo de implementação de mais duas áreas. “Já conseguimos as licenças ambientais e estamos licitando os materiais para a construção”, afirmou. Ele lembrou ainda que desde o início do mês, os PEVs tem vigilância 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Câmara, Ailton Nantes; o vereador Jairo Tamura; secretários municipais, funcionários da CMTU e da Prefeitura, entre outros.

Texto: Assessoria da CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos