Exposição fotográfica marca aniversário de museu
As fotos de Walter Ney e Filipe Branquinho mostram imagens do Museu e alguns pontos da cidade
Sônia Lenira
n.com@sercomtel.com.br
Em comemoração aos 16 anos do Museu de Arte de Londrina, foi aberta hoje, dia 13, a Exposição “Memórias” composta por 16 fotografias dos artistas Walter Ney e Filipe Branquinho. São imagens do museu e alguns pontos da cidade. Para a diretora do Museu, Sandra Jóia, é um privilégio para Londrina ter um museu assim. ”São poucos os municípios que possuem um museu como este. Para mim, como servidora e cidadã, é uma satisfação muito grande dirigir este local e participar do trabalho que é realizado aqui.”
Sandra explicou que a missão do Museu de Arte é contribuir para o acesso da população às artes, assim como possibilitar a formação dos cidadãos. “Ao longo destes anos, o programa educativo tem contribuído, efetivamente, para a produção da educação artística, executando uma função didática e pedagógica.”
A diretora, no cargo há 8 anos, contou que a meta para o museu é promover a revitalização geral do prédio. “Não pode ser uma simples conservação do local. O objetivo é conseguirmos revitalizar o prédio dentro da tecnologia atual, de engenharia e arquitetura, preservando a arquitetura que é um patrimônio.”
O artista plástico, Julio Gentil, que esteve presente na abertura da exposição “Memórias”, disse que o Museu de Arte de Londrina traz alegria à cidade, beleza e ainda representa uma necessidade que foi atendida e é muito bem administrado.
A diretora do Museu Histórico de Londrina, Angelita Marques Visalli, também presente na abertura, considera o Museu de Arte de Londrina uma das principais referências da cidade numa perspectiva geográfica, assim como pelo dinamismo cultural. “O Museu permite que tenhamos um panorama da produção artística de Londrina”, enfatizou a diretora.
A Exposição “ Memórias” integra a comemoração da 7ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o tema “Museus e Turismo”, que,neste ano ,contará com uma programação conjunta entre o Museu de Arte de Londrina, o Museu Histórico de Londrina e o Museu de Ciência de Tecnologia de Londrina.
“Memórias” pode visitada até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. O museu está localizado na rua Sergipe, 640.
(Londrina, 13 de maio de 2009)
Foto:Luiz Jacobs