Cidade
Escola Municipal participa de educação no trânsito
Cartilha, teatro, palestras e aulas práticas fazem parte do projeto conscientização sobre o trânsito, disponibilizado para crianças de 4ª série do ensino público municipal
Os 44 alunos de duas turmas da 4ª série da Escola Municipal Dalva Fahal – rua Serafim França, 104, jardim Três Marcos – visitam amanhã, dia 14, a Escola Educativa de Trânsito- rua Castanheira, n° 175, no jardim Leonor. A visita faz parte de um projeto do Governo Estadual, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Polícia Rodoviária. A iniciativa, que atende, anualmente, de nove a 12 mil crianças de Londrina e região, tem como objetivo conscientizar alunos do ensino fundamental a se prevenirem dos perigos do dia-a-dia no trânsito.
A professora de 1ª a 4ª série da Escola Educativa de Trânsito, Ana Maria Tomal contou que o projeto é dividido em duas partes: aulas teóricas e práticas. “Primeiramente, os alunos recebem uma cartilha e a estudam, durante um mês, com suporte dos professores da rede municipal. Depois, nós agendamos um dia, em conjunto com a CMTU, para que elas venham até a Escola de Trânsito e desenvolvam, em três horas, os conteúdos aprendidos em sala no mini-sistema viário que é montado aqui. Ele simula os fatores cotidianos do trânsito”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal Dalva Fahal, Silvia Regina Bersi, ressaltou a importância da iniciativa no aprendizado dos alunos. Ela afirmou que o trabalho enriquece a proposta pedagógica, pois ajuda no aprendizado dos conteúdos escolares com maior facilidade. “É legal porque os professores conseguem ensinar sobre educação no trânsito e, ao mesmo tempo, trabalhar as disciplinas escolares através da leitura da cartilha. Em cada capítulo do material tem um pouquinho de matemática, português e história”, comentou.
A diretora também salientou os outros métodos utilizados no programa para conscientização no trânsito. “Além da cartilha, as crianças participam de palestras e exibições de teatro. Sem contar o momento em que elas vão para a pista para colocar em prática o que aprenderam. Lá, com auxílio dos policiais, os alunos praticam todas as ações que simulam a realidade do trânsito que um dia irão enfrentar sozinhas. É um aprendizado para a vida. Por isso, é importantíssima essa oportunidade que o poder público, tanto municipal quanto estadual, nos dão”, ressaltou.
Pais e estudantes
A Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira –Rua Luiz Brugim, 775, conjunto Maria Cecília – encerra amanhã, dia 14, as atividades de educação para o trânsito que tiveram início na última segunda-feira, dia 11. O trabalho é uma parceria entre a escola e a CMTU que disponibilizou dois agentes de trânsito para dar palestras, exibir filmes e ensinar noções de trânsito, com enfoque prioritário, nas crianças. O trabalho foi desenvolvido para as 26 turmas de educação infantil até a 4ª série e, também envolveu os pais que participaram de palestras. “É preciso passar coerência entre o que ensinamos para as crianças e o comportamento dos pais no trânsito. Eles são os principais responsáveis pelo comportamento das crianças na rua”, enfatizou a diretora Maria Izabel Assumpção Perine.
O trabalho encerra, oficialmente, amanhã com palestras para os pais, às 8 e às 16 horas e palestras para as crianças, das 8 às 11 horas. Segundo a diretora, o trabalho terá continuidade com os professores da escola e os alunos de 4ª série serão levados à Escola Educativa de Trânsito.
(Londrina, 13 de maio de 2009)