Cidade
Professores municipais visitam terra indígena
Em busca de valorizar o patrimônio cultural da cidade, “Londrina Olhares sobre o Tempo e Espaço” vai reunir 24 docentes da 3ª série do ensino municipal
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O curso faz parte do projeto de formação continuada, que é desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Educação com os docentes municipais da cidade. O projeto, realizado desde 2007, totaliza uma horária de 60 horas, realizadas de abril a julho, todos os anos. O objetivo é melhorar a formação cultural dos professores sobre a história e geografia de Londrina.
De acordo com a assessora pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, o “Londrina Olhares sobre o Tempo e Espaço” vai trabalhar o conceito da cultura indígena e dos avanços rurais. “Na primeira parte vamos visitar a reserva indígena do Apucaraninha, onde os professores vão perceber que a cultura dos índios não é aquela estereotipada dos livros. Eles vão ver que a comunidade indígena se transformou, mas não perdeu valores”, afirmou. “Já na parte da tarde, vamos conhecer a Fazendinha da Unopar. Lá a intenção vai ser mostrar que a área rural tem sido responsável por diversas mudanças tecnológicas importantes para a população”, completou.
Eva Okawati explicou que todas essas atividades buscam trabalhar a identidade do ser londrinense dos docentes. “A cada aula de campo, buscamos fazer com que eles se sintam mais inseridos na história da comunidade e que, com isso, busquem uma cidade melhor. Isso acaba refletindo muito na melhora da qualidade de ensino das crianças”, ressaltou.
(Londrina, 15 de maio de 2009)