Cidade

Professores municipais visitam terra indígena

Em busca de valorizar o patrimônio cultural da cidade, “Londrina Olhares sobre o Tempo e Espaço” vai reunir 24 docentes da 3ª série do ensino municipal


18f4f893b3a54a8b0d91309af14dddfaA Secretaria Municipal de Educação realiza amanhã, dia 16, das 8h às 17h, uma atividade de campo para 24 professores de 3ª série da rede pública municipal de ensino. O curso “Londrina Olhares sobre o Tempo e Espaço” visa valorizar o patrimônio cultural da cidade. A programação prevê uma visita à Terra Indígena do Apucaraninha, na parte da manhã, e à Fazenda Experimental da Universidade Norte do Paraná (Unopar), no período vespertino.
O curso faz parte do projeto de formação continuada, que é desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Educação com os docentes municipais da cidade. O projeto, realizado desde 2007, totaliza uma horária de 60 horas, realizadas de abril a julho, todos os anos. O objetivo é melhorar a formação cultural dos professores sobre a história e geografia de Londrina.
De acordo com a assessora pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, o “Londrina Olhares sobre o Tempo e Espaço” vai trabalhar o conceito da cultura indígena e dos avanços rurais. “Na primeira parte vamos visitar a reserva indígena do Apucaraninha, onde os professores vão perceber que a cultura dos índios não é aquela estereotipada dos livros. Eles vão ver que a comunidade indígena se transformou, mas não perdeu valores”, afirmou. “Já na parte da tarde, vamos conhecer a Fazendinha da Unopar. Lá a intenção vai ser mostrar que a área rural tem sido responsável por diversas mudanças tecnológicas importantes para a população”, completou.
Eva Okawati explicou que todas essas atividades buscam trabalhar a identidade do ser londrinense dos docentes. “A cada aula de campo, buscamos fazer com que eles se sintam mais inseridos na história da comunidade e que, com isso, busquem uma cidade melhor. Isso acaba refletindo muito na melhora da qualidade de ensino das crianças”, ressaltou.
(Londrina, 15 de maio de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos