Região central recebe quarta oficina do Programa Saúde na Escola
Iniciativa prevê a realização de ações de promoção à saúde nas unidades escolares municipais
As secretarias municipais da Saúde e de Educação vão promover a quinta e última oficina do Programa Saúde na Escola (PSE) 2019/2020, do Ministério da Saúde, aderido pelo município em dezembro de 2018. Será nesta quinta-feira (23), das 8 às 12 horas, na Caapsml, na Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico.
O objetivo do encontro é organizar os trabalhos executados nas escolas participantes do (PSE). Estarão presentes coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região central, representante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e diretoras das escolas aderidas. Os encontros também passaram pelas regiões norte, sul e oeste. A ação também será realizada na região leste, no dia 29.
O programa Saúde na Escola prevê a realização de ações de promoção à saúde nas unidades escolares, de forma articulada entre as equipes de Saúde e de Educação. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Em Londrina, 42 unidades escolares vão participar do PSE e igual número de UBSs, atendendo 9.888 alunos. O programa prevê a realização de 12 ações, a serem planejadas em conjunto pelas equipes de saúde e da escola: combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
Ainda terá promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro, no 3372-9825.




