Mulheres negras realizam roda de conversa sobre solidão e estética
Encontro, aberto ao público, será neste sábado (25), no auditório da Prefeitura de Londrina

Para debater um dos assuntos polêmicos que permeiam a vivência da mulher negra brasileira, neste sábado (25), das 13h30 às 17h, será realizada uma roda de conversa, aberta ao público, sobre solidão e estética da mulher negra. O encontro será no auditório da Prefeitura de Londrina, no segundo piso da sede administrativa, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
As pessoas interessadas em participar podem se inscrever, de forma gratuita, no momento do evento, bastando apenas um documento de identificação. Durante a tarde, farão a mediação dos debates a advogada criminalista e integrante da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e das Minorias da OAB – Londrina, Larissa Ferroz de Barros, e a psicóloga e membro do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Cambé, Roseane Teodoro.
De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Maria de Fátima Beraldo, a intenção dos organizadores é abrir um espaço para a conversa, troca de experiências e vivências das mulheres negras, ajudando assim no combate ao racismo e à violência contra a mulher negra e prevenindo o aparecimento de doenças mentais.
Além disso, Maria de Fátima lembrou que essa é uma demanda que saiu da 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), que aconteceu no final de março deste ano. “Durante a 5ª COMPIR, os participantes levantaram a necessidade de se discutir o lugar da mulher negra na sociedade, falando sobre suas vivências, trajetórias e enfrentamento cotidiano ao racismo, além de um espaço de acolhimento para essas mulheres”, contou.
Após os debates, às 15h30, está previsto um café compartilhado com os participantes. Por isso, aqueles que participarem podem trazer um prato de doce, salgado ou uma bebida para que todos possam consumir e interagir. Na sequência, às 16h, os interessados poderão participar das oficinas que acontecerão no mesmo espaço. Profissionais de diversas áreas ensinarão técnicas para amarração de turbantes, maquiagem, arrumação de cabelo, cuidados pessoais, estética em geral e de contação de histórias para crianças.
Para as mães e pais que forem participar do encontro, haverá suporte nos cuidados das crianças. Isso porque, integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) farão uma contação de histórias com desenhos para os baixinhos. A expectativa é que cerca de 40 pessoas participem dessa iniciativa. O auditório tem capacidade para cerca de 100 pessoas.
Esta será a primeira roda de conversa com as mulheres negras a ser desenvolvida no formato mencionado acima. São integrantes dessa iniciativa a Gestão Municipal de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Combate ao Racismo do Ministério Público do Paraná, Conselho Municipal de Igualdade Racial de Londrina e Cambé, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL e o salão de beleza Wana Black Hair. A iniciativa é da Plenária das Mulheres Negras do Norte do Paraná.
Outras informações podem ser obtidas com a gestora municipal, Maria de Fátima Beraldo, pelo 99605-7546.