Cidadão

Prefeitura oferece oficinas de capacitação para servidores municipais

Ações, que já estão sendo realizadas na Fazenda e na Acesf, fazem parte do Programa de Desenvolvimento, Valorização e Capacitação do Servidor

Servidores da Prefeitura de Londrina e que atuam na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda irão participar, nesta sexta-feira (24), de uma oficina sobre a importância da comunicação efetiva e da empatia no ambiente de trabalho. A atividade será conduzida pela psicóloga Josiane Cecília Luzia, doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (Espanha). Por conta desta ação, foi alterado o horário de atendimento na Praça da Fazenda, localizada na sede administrativa da Prefeitura, e o funcionamento, na sexta-feira (24), será das 9 às 15 horas.

A medida se aplica também aos postos descentralizados da Fazenda, localizados no Armazém da Moda, Norte Shopping e Shopping Boulevard. O posto do Armazém da Moda seguirá o mesmo horário que a Praça da Prefeitura, e ambos retomam o atendimento na segunda-feira (27), em horário normal. Já os postos da Fazenda situados no Norte Shopping e Boulevard irão atender na sexta-feira (24), das 10 às 15 horas, e retornam no sábado (25).

A oficina com a psicóloga Josiane Cecília Luzia integra o Programa de Desenvolvimento, Valorização e Capacitação do Servidor Público Municipal, em execução pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Segundo a secretária da pasta, Adriana Martello Valero, o programa visa proporcionar um momento de integração e desenvolvimento de habilidades aos servidores municipais. “Iniciamos com um trabalho voltado aos servidores que atuam diretamente no atendimento ao público, como na Fazenda e na Acesf, cuja rotina de trabalho necessita de momentos como esses, de reflexão, capacitação e aprendizado, o que trará certamente um retorno positivo na qualidade do atendimento ao cidadão londrinense”, ressaltou.

Dentro do programa, são estabelecidos dois eixos, sendo eles a Atenção ao Servidor: Qualidade de Vida no Trabalho, composto por atividades integrativas para desenvolver as habilidades pessoais e as competências de cada servidor; e a Capacitação Continuada, com ações que devem começar no mês de junho, envolvendo temas diretamente relacionados ao desempenho das funções dos servidores municipais.

Assim, como a equipe da Praça e postos descentralizados da Fazenda, também participam do programa, no eixo de Atenção ao Servidor, os servidores da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). Lá, as atividades contam com a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Quem conduz o programa na SMRH são as assistentes sociais Marcelle Diorio de Souza e Jeane Buzzo Costa. Segundo Marcelle, a retomada dessas práticas voltadas ao servidor são uma demanda observada pela SMRH, e foi viabilizada mediante parcerias com profissionais voluntários. “Os temas abordados levam em consideração o objetivo da área ou do setor, conforme suas peculiaridades, aliados à disponibilidade desses voluntários. Contamos com o apoio desses profissionais, especialistas altamente capacitados, que acabam sendo beneficiados também com um outro olhar sobre o servidor e o serviço público”, afirmou.

Cada secretaria, diretoria ou gerência que queira agendar a participação no programa pode entrar em contato no telefone 3372-4040, ou pelo e-mail desenvolvimento.pessoas@londrina.pr.gov.br. “Nosso enfoque é a valorização do servidor, afinal produz mais e melhor quem se sente bem. Garantir isso deve ser uma preocupação de todos, afinal sem receber o cuidado ideal o servidor adoece, o ambiente passa a não ser agradável, ou seja, vários transtornos surgem naturalmente. E propiciar o autoconhecimento vai permitir que cada um saiba quais seus limites, quando entrar em alerta, podendo evitar um problema de saúde, físico ou emocional”, detalhou.

Jeane complementou citando que as ações do programa tiveram início em abril deste ano, e a próxima equipe programada é da Gerência de Licitação, da Secretaria Municipal de Gestão Pública. “É um trabalho que permite que o servidor olhe para si mesmo, cuide de si e do seu bem-estar. E a repercussão entre quem já participou está sendo muito positiva, o que para nós acaba sendo motivador também”, finalizou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, pelo telefone 3372-4421.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos