Cidade
Casa dos Atletas de Taekwondo será reinaugurada
O centro de treinamento, criado em 2002, recebeu novos equipamentos e mais quatro lugares de alojamento para atletas de outros locais do Brasil

De acordo com técnico e idealizador da casa, Fernando Madureira, o local foi criado em 2002 como uma alternativa para hospedar atletas de outras cidades e estados que treinam Taekwondo em Londrina, proporcionando a eles, também, incentivo para estudar e apoio médico. “A intenção é poder proporcionar, além dos treinos, uma moradia e um estudo para os atletas. E é legal porque, como eles convivem com a gente todos os dias, nós conseguimos policiar melhor os esportistas. Fica mais fácil de preparar o competidor nos fatores físico, mental e comportamental”, destacou.
Madureira comemorou a possibilidade de contar com mais quatro atletas para o grupo da casa, que é formado através de atletas que têm o desejo de competir pela cidade ou que se destacam em campeonatos e são chamados para compor a equipe. “Antigamente a gente só tinha espaço para oito se alojarem, agora são 12 lugares. Então, selecionamos os esportistas que querem representar o município, durante duas semanas, através de uma bateria de testes e os demais são os que nós convidamos, pois estes mostram ter um potencial emergente.
Muitos campeões começaram assim”, comentou.
Contudo, o técnico afirmou que até que um grupo de atletas se torne campeão é preciso muito trabalho e suporte técnico. Por isso, ele salientou a importância de uma das patrocinadoras da Equipe Madureira, que já conta com 50 atletas de competição entre a categoria adulto e juvenil, sendo que oito se hospedam na casa. “A Sercomtel é fundamental em todo esse processo, é a mãe do projeto. A alimentação, viagem e os equipamentos dos atletas são fornecidos por ela. Então, se não fosse pelo pontapé inicial e os investimentos que recebemos até hoje da empresa, não teríamos conseguido”, avaliou.
O idealizador da casa ainda destacou a importância do local para o desenvolvimento do Taekwondo na cidade. “Os nossos atletas também ajudam a ensinar o esporte para crianças de 11 escolas públicas. É interessante porque, além de darmos essa oportunidades aos estudantes, também podemos descobrir novos talentos”, finalizou.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Paulo Roberto de Oliveira, enalteceu o projeto da Casa dos Atletas de Taekwondo da Equipe Madureira/Sercomtel. Na avaliação dele, isso tudo mostra a qualidade do trabalho realizado em Londrina. “A absorção de atletas de fora é resultado da força da cidade nesse esporte. E a passagem de esportistas renomados ajuda a transmitir conhecimento e incentivar que os atletas do município se interessem. Assim se formam campeões”, falou.
Já moraram na Casa grandes nomes do Taekwondo, como Diogo Silva, ouro no Pan do Rio em 2007; Gilvan Santos; Maikon Silva; Nicolas Pigozi; e Licínio Soares que foi eleito Campeão das Américas em 2008.
(Londrina, 25 de maio de 2009)