Biblioteca da Região Sul terá atividades de contação de história nesta semana
Serão abordados os livros “Alice no País das Maravilhas”, na quinta (30), e “Chapeuzinho Vermelho”, na sexta (31)

Serão realizados, nos dias 30 e 31 de maio, dois encontros de contação de história abertos ao público na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, na região sul de Londrina. O artista plástico e professor Paulo Tio fará a interpretação do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, na quinta-feira (30), às 15 horas. Na sexta-feira (31), no mesmo horário, ele irá narrar a obra Chapeuzinho Vermelho, em cima da clássica e popular versão dos Irmãos Grimm. Qualquer pessoa pode participar e não é necessário fazer inscrição prévia. A biblioteca fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, no Parque das Indústrias.
As ações fazem parte da agenda do projeto Toda Quinta tem História, iniciativa que conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e tem a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura como parceira.
Paulo Tio é o responsável por conduzir os encontros, que buscam criar público leitor na cidade, principalmente estimulando esse hábito junto às crianças e adolescentes. Outro objetivo é aproximar as pessoas das bibliotecas municipais e ampliar a divulgação dos acervos dessas unidades, Todas as unidades integrantes do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina são contempladas.
A abordagens de contação de história são feitas para propiciar aos participantes o contato com diversas obras clássicas, dentro de um formato de dramatização que insere itens como fantasias, bonecos, fantoches e outros materiais que lançam luz aos personagens e ambientes retratados nas obras. Dessa forma, aprendizado e entretenimento se unem em uma única experiência.
O projeto – Lançada em 2017, a iniciativa visa incentivar o prazer pela leitura por meio da contação de histórias e mediação da leitura, com abordagens dinâmicas e criativas. São atendidas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas, além de outros locais e eventos, esporadicamente. Podem participar escolas municipais, estaduais e particulares, além de grupos de outras instituições e a comunidade em geral.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone 3371-6500
Texto: Renan Oliveira