Cidade
Práticas Pedagógicas são desenvolvidas com professores
Projeto de formação continuada prevê atualização dos professores das escolas públicas de Londrina; a meta dessas reuniões, realizadas ao longo de 2009, é a melhora do ensino municipal
A Secretaria Municipal de Educação promove, na próxima sexta-feira (dia 29), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, o quinto Encontro de Práticas Pedagógicas com Professores de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade. O evento faz parte do projeto de formação continuada de docentes. Desta vez, a reunião vai contar com sete CMEIs. O objetivo é buscar o aprimoramento da formação dos participantes, para que isso tenha reflexo, posteriormente, sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos do ensino público infantil de Londrina. O evento será realizado no auditório da Universidade Pitágoras, localizado na rua Edwy Taques de Araújo, n°1100, na Gleba Palhano.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Pereira dos Santos Kotarski, explicou que as práticas pedagógicas já possuem dias determinados para que as creches do município desenvolvam ações de formação continuada dos professores. Ela informou que após o encontro de sexta, ainda terão mais cinco. “Estamos na metade do processo todo. É um projeto realizado que busca sempre a atualização dos docentes dos CMEIs. É legal porque a gente consegue aproximar eles de outras áreas, que não são ensinadas no processo acadêmico convencional. O resultado de tudo isso é a alegria no rosto das crianças”, frisou.
De acordo com Elaine Kotarski, cada realização da prática pedagógica discute um tema específico. “Nesta 5° edição nós vamos avaliar os projetos de educação infantil que já estão sendo aplicados. Mas, também, vamos analisar algumas iniciativas futuras que ainda não são aplicadas, ou são em apenas poucas creches. É o caso do portfólio”, exemplificou.
A gerente comentou que esse projeto não é uma determinação da Secretaria de Educação, mas que é um produto interessante de ser adotado, porque tem mostrado resultados positivos, desde que começou a ser desenvolvido por outra diretora do CMEI e pioneira da proposta, Luciana Adário Brandão, na Escola Caic da região sul da cidade. “Ela percebeu que o uso do portfólio é útil pela necessidade das unidades conhecerem melhor os alunos e trabalhar, especificamente, a dificuldade de cada um, o que resulta em uma melhora na qualidade de ensino. Pelo lado dos pais, a Luciana destacou que o produto é importante para que os pais saibam o que está sendo realizado durante o período das aulas”, ressaltou.
Práticas pedagógicas nas escolas
Assim como nas creches, as escolas municipais também são contempladas pelo programa de formação continuada para os professores. Nesta sexta-feira (dia 29), nove colégios vão promover práticas pedagógicas, nas suas próprias sedes.
Segundo a coordenadora de Eventos e Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Renata Vieira Duarte, cerca de dez reuniões são realizadas ao longo do ano letivo, sendo que as cinco primeiras já ocorreram logo na primeira semana de aula.
Renata Duarte relatou que os encontros são divididos por temas e que diversos profissionais especialistas da área, que será discutida no dia, comparecem nas reuniões. “É o momento em que o colégio discute e reflete sobre as propostas de prática pedagógica, o que é fundamental para o avanço do ensino público”, afirmou.
A coordenadora antecipou que já amanhã (dia 28) a Escola Edmundo Odebrecht, localizada no distrito da Warta, realiza uma reunião de práticas pedagógicas. De acordo com ela, será feita uma análise geral de toda a avaliação da instituição. O encontro contará com a presença de duas profissionais da Secretaria de Educação de Londrina.
(Londrina, 27 de maio de 2009)




