Cidade
“Biblioteca Móvel” leva educação ambiental para escola
Ônibus com infra-estrutura de uma biblioteca ajuda que alunos da rede pública e particular de ensino aprendam mais sobre educação ambiental; as escolas interessadas podem agendar a visita pelo 3341-9660
Quatro turmas de 2ª série da Escola Municipal Atanásio Leonel recebem, hoje (dia 9) a visita da “Biblioteca Móvel” da Secretaria do Ambiente (Sema), que se resume a um ônibus com a infra-estrutura de uma biblioteca. Mais duas turmas de 3ª série, também do Atanásio Leonel, participam das atividades amanhã (dia 10). Todas as visitas do veículo educativo ocorrem no período vespertino, das 13h30 às 16h no primeiro dia, e das 13h30 às 15h no segundo.
A gerente de educação da Sema, Queila Spoladore, contou que o veículo foi obtido através de um termo de sessão de uso da Prefeitura de Londrina com a Viação Itapemirim. E que, com isso, a partir do final de 2006, aulas de educação ambiental puderam começar a serem desenvolvidas com estudantes do município de Londrina.
“É um espaço móvel que apresenta monitores, DVD, livros, revistas, entre outros equipamentos. É legal porque permite que os alunos discutam questões sobre o meio-ambiente, sem que eles precisem sair da escola”, destacou Queila. Segundo ela, a escolha do tema a ser abordado é proposto pela escola. “Se eles não escolhem, a nossa equipe decide. Já a metodologia de ensino é o instrutor que acompanha a Biblioteca Móvel que escolhe. Aí, varia pela faixa etária”, afirmou.
A gerente de educação da Sema ainda falou da importância dessas atividades para a formação das crianças. “Independente de nós usarmos vídeo, livro ou fantoches, o resultado é o mesmo: a complementação dos conteúdos aprendidos em sala. Além, do incentivo para a leitura. Isso é imprescindível para a educação destes alunos”, salientou.
Qualquer escola de Londrina pode agendar a visita da “Biblioteca Móvel”. Para isso é necessário que o responsável entre em contato com o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pelo telefone 3341-9660.
(Londrina, 9 de junho de 2009)