Cidadão

Prefeito Barbosa Neto decreta luto oficial de três dias

Decisão é decorrente do falecimento do bancário Joaquim Borges Pinto, que foi presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, decretou luto oficial de três dias, hoje (dia 10), pela manhã, devido o falecimento do bancário Joaquim Borges Pinto, que foi presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina. “Ele marcou época no movimento sindical londrinense. Foi o primeiro presidente do Sindicato dos Bancários ainda na época da ditadura militar. Foi um herói da luta pela democracia”, afirmou o prefeito.
Joaquim Borges Pinto tinha 52 anos, era casado e deixou quatro filhos. Ex-funcionário do Banco Santander/Banespa, o sindicalista faleceu na manhã desta terça-feira, na Santa Casa de Londrina, devido a complicações motivadas por um câncer no pâncreas. Ele também foi fundador do Partido dos Trabalhadores em Londrina e da Central Única dos Trabalhadores no Paraná, tendo sido o primeiro a presidir a CUT Regional Norte.
“Com sua sabedoria, comandou greves memoráveis na década de 80, mobilizando milhares de bancários de Londrina e Região, que resultaram em muitos dos direitos que a categoria tem hoje”, recordou Barbosa Neto.
(Londrina, 10 de junho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos