Prefeito é favorável ao diploma para jornalista
Declaração do prefeito se somou a manifestação de professores e estudantes da UEL que se mobilizaram em defesa da manutenção do diploma para o exercício da profissão
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, iniciou a sua coletiva à imprensa, ontem (dia 10), após o lançamento do projeto Atitude, declarando sua posição favorável à manutenção da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Uma nota com essa posição do prefeito será encaminhada para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
“Considero fundamental a formação universitária para o exercício do jornalismo. É no curso, que você aprende as técnicas para a produção de uma notícia, aprende conceitos da informação, aprende ética, pratica rádio, televisão, jornalismo impresso, enfim, adquire as condições para produzir informações com responsabilidade”, declarou o prefeito, que é formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Barbosa Neto recebeu no auditório da Epesmel, a visita do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Londrina, Ayoub Hanna Ayoub, da professora de telejornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Flora Neves e de dezenas de estudantes de jornalismo, que estavam mobilizados na defesa da manutenção do diploma para o exercício da profissão.
Segundo informações da Fenaj, o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, no Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, que poderia entrar na pauta de ontem, foi remarcado para o dia 17 de junho.
(Londrina, 11 de junho de 2009)