Cidadão

Londrina recebe Audiência Pública Regional de Cultura

Iniciativa vai reunir agentes, produtores, gestores e outros profissionais que promovem a cultura no Paraná

Nesta quarta-feira (12), a partir das 8h30, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura de Londrina, promove a Audiência Pública da Macrorregião Nordeste de Cultura 2019. A iniciativa vai reunir agentes, produtores, gestores e outros profissionais que promovem a cultura no Paraná. Pela manhã, o encontro será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), na Rua Minas Gerais, 297.

O objetivo é dialogar e tirar dúvidas sobre o Sistema Nacional de Cultura, Ação Programática da Cultura, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), as políticas públicas de economia criativa, o cronograma das Conferências de Cultura para eleição dos membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) e sobre a elaboração participativa dos Planos Setoriais de Cultura.

O secretário municipal de Cultura de Londrina, Caio Julio Cesaro, explicou que a nova superintendência de Cultura do Estado chegou com uma proposta de construção participativa da política pública de cultura do Estado e, como medida prática, estão acontecendo estas audiências públicas nas macrorregiões do Paraná. “Entendemos ser de grande importância a participação de artistas e gestores neste encontro, para que as demandas da nossa macrorregião, dos mais diversos segmentos, possam ser apresentadas. Isso é importante para que a superintendência tome conhecimento das nossas necessidades e possamos discuti-las”, disse.

Para participar os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no link https://bit.ly/2wOu5cS. A audiência será realizada em todas as macrorregiões do Estado: além de Londrina, Maringá (Noroeste), Pato Branco (Sudoeste) Cascavel (Oeste) e Curitiba. Já receberam Paranaguá (Litoral), Ponta Grossa (Campos Gerais) e Guarapuava (Centro-Sul). Londrina é o maior município dos 91 que compõem a macrorregião nordeste.

A programação será em dois momentos: na parte da manhã, a superintendência apresenta os principais projetos e esclarece dúvidas sobre o PROFICE e as eleições do CONSEC. No período da tarde, os agentes inscritos em cada uma das nove áreas artístico-culturais se reúnem com especialistas da equipe da superintendência para apresentar demandas e atuações de cada setor.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

8h30 – Recepção (Identificação dos participantes, entrega das pastas)

  • 9h00 – Abertura (Autoridades presentes).
  • 9h30 – Palestra – Ação Programática da Cultura – Luciana Casagrande Pereira
  • 10h00 – Intervalo
  • 10h15 – Palestra – 3º Edital do Profice – Wanessa Cardoso Wiacek Hoinacki
  • 10h30 – Perguntas e respostas sobre o Profice
  • 11h00 – Palestra – Conferências Municipais e Regionais da Cultura – Danilo Buss
  • 11h40 – Orientação dos trabalhos da tarde
  • 12h00 – 13h30 – Almoço

TARDE

14h00 – 14h05 – 1º MOMENTO – Esclarecimento do propósito e metodologia da oficina.

  • 14h05 – 14h20 – 2º MOMENTO – Apresentação dos participantes.
  • 14h20 – 14h30 – 3º MOMENTO – Divisão em subgrupos (máximo 10 em cada subgrupo) e escolha de um relator em cada subgrupo.
  • 14h30 – 15h30 – 4º MOMENTO – Pergunta norteadora: Quais as principais dificuldades?
  • 15h30 – 16h30 – 5º MOMENTO – Pergunta norteadora: Quais as possíveis soluções?
  • 16h30 – 17h30 – 6º MOMENTO – Plenária do Grupo
  • 17h30 – 17h50 – 7º MOMENTO – Escolha de 5 prioridades.
  • 17h50 – 18h00 – 8º MOMENTO – Escolha de um representante para o Grupo de Sistematização do Plano Setorial (preencher dados pessoais do escolhido).

LOCAIS DE REUNIÃO DOS GRUPOS TEMÁTICOS:

AUDIOVISUAL no Centro Cultural SESI/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130);

TEATRO E CIRCO no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85);

DANÇA no Colégio Mãe de Deus – Sala de Ballet (Avenida Rio de Janeiro, 670);

MÚSICA E ÓPERA no SESC Londrina Cadeião – Sala de Espetáculos (Rua Sergipe, 52);

POVOS E CULTURA POPULAR e LITERATURA na Biblioteca Pública Municipal de Londrina “Pedro Viriatto Parigot de Souza” (Av. Rio de Janeiro, 413);

PATRIMÔNIO CULTURAL e MUSEUS E ARTES VISUAIS no Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” (R. Benjamin Constant, 900);

DIRIGENTES PÚBLICOS / SISTEMA NACIONAL DE CULTURA na Secretaria Municipal de Cultura – Auditório Vilanova Artigas (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesario, no 3371-6600.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos