Escolas municipais recebem Programa de Prevenção às Drogas
Objetivo é conversar com os todos os alunos matriculados nos quintos anos da rede municipal sobre as drogas, a violência, seus perigos e armadilhas

Para trabalhar medidas educativas sobre prevenção às drogas com os alunos da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira (13), às 7h45, o prefeito Marcelo Belinati recebeu integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), da Polícia Militar do Paraná (PM). O encontrou marcou a abertura oficial da parceria entre a PM e a Secretaria Municipal de Educação e aconteceu na Escola Municipal Eurides Cunha, na Rua Alvorada, 99, na Vila Recreio.

O objetivo é conversar com os todos os alunos matriculados nos quintos anos, da rede municipal, sobre as drogas, a violência, seus perigos e armadilhas. “É uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, onde nós fornecemos a camiseta e a cartilha. O objetivo é que seja feito um trabalho de prevenção pelos instrutores da Polícia Militar, que dão aulas para os alunos, fazendo a prevenção ao uso do álcool e de drogas, e tantas outras coisas que podem afetar de forma negativa a vida das crianças. Isso é um investimento para que as nossas crianças tenham uma qualidade de vida melhor e um futuro melhor”, acredita o prefeito.
Para isso, os profissionais de segurança ministram, ao todo, 10 aulas com cerca de 40 minutos cada uma. Em cada uma delas, os policiais repassam informações diferentes como, por exemplo, sobre bullying, comunicação verbal e não verbal, pressão sofrida pelas crianças, a importância da construção de uma rede de ajuda, sobre como pesar os prós e contras de cada decisão, qual a postura adequada diante de cada situação, entre outros assuntos relevantes.
Com isso, o programa prepara as crianças para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta desses ilícitos e do uso da violência. Segundo o primeiro tenente da Polícia Militar, Renan Rodrigues do Prado, é possível perceber a diferença entre as crianças que passam pelo PROERD e aquelas que não participaram do programa, pois o número de jovens que experimentam drogas tendo recebido as orientações dos policiais é bem menor do que o restante.
“O resultado é espetacular! Temos trabalhos científicos que comprovam isso. A criança absorve mecanismos de como se defender das pressões dos colegas, da necessidade de pertencimento ao grupo, de fazer coisas que não concordam apenas para serem aceitos e conhecem a rede de ajuda. Esses mecanismos vão ajudá-las a se defenderem das drogas”, disse o tenente.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, é importante realizar essa parceria, pois as crianças do quinto ano estão na idade em que, no próximo ano letivo, sairão da rede municipal e adentrarão à rede estadual de ensino. Nesta, as escolas são maiores, com maior número de estudantes, professores e de oportunidades.
“É super importante tratar desse assunto, nessa idade, em que os alunos estão saindo da rede municipal, para que a gente reforce o discurso que o pai já faz em casa, que os professores falam na escola e que, agora, alguém da Polícia Militar também falará com eles. As crianças ficam felizes em ouvir os policiais e sentem eles como autoridade. Além disso, o material é excelente, trata de diversos assuntos, de forma divertida, com pelo menos 10 horas de atividades”, complementou a secretária.

Durante as palestras, os policiais militares ensinam habilidades que permitem aos alunos evitarem influências negativas e trabalham em prol do estabelecimento de relações positivas, com base na confiança e na humanização, entre os jovens e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Três integrantes do Batalhão de Patrulha Escolar vão até as unidades escolares, e cada um deles conversa com uma turma de quinto ano, na presença da professora regente responsável pelas crianças. Ao todo, esse procedimento será realizado em 10 aulas por turma de quinto ano. Assim, finalizado o primeiro bloco de escolas, os profissionais de segurança agendam novas visitas às demais unidades escolares, até que todas tenham recebido as ações do projeto. Por isso, o programa deve ser realizado até o final do ano e início do próximo.

A primeira escola municipal de Londrina a receber o PROERD, nesta edição, foi a Zumbi dos Palmares, que fica na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Conjunto União da Vitória. Os alunos receberam os militares na segunda-feira (3). Já nas Escolas Municipais Atanázio Leonel, Professora Cláudia Rizzi e América Sabino Coimbra as atividades serão realizadas sempre nas quarta-feiras. Em seguida, na quinta-feira, é a vez dos alunos das Escolas Municipais Eurides Cunha e José Garcia Villar. Finalizando a semana, nas sextas-feiras, os estudantes dos quintos anos das Escolas Professora Jovita Kaiser e Professor Juliano Stinghen realizam as atividades do programa.

História – O PROERD surgiu no Paraná no ano de 2000 e foi aplicado em Londrina durante anos, porém, há mais de 10 anos, ele ficou interrompido. Ao todo, mais de 1.6 milhão de crianças já passaram pelo programa no Paraná. Atualmente, na região próxima a Londrina, estão participando os municípios de Apucarana, Arapongas, Ibiporã, Jataizinho. A iniciativa da PM é uma complementação pedagógica em prol do desenvolvimento da cidadania e segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária de educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022.