Cidadão
Vacinação contra poliomielite atinge 92,79% das crianças
A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 31.199 crianças de zero a cinco anos em Londrina; mais 800 devem ser imunizadas para que a meta seja alcançada

Das 8h às 17h, as unidades básicas de saúde (UBS) e locais adicionais, como escolas, supermercados, creches e prédios públicos da região urbana e rural de Londrina estiveram à disposição da população, que segundo o secretário de Saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossian, responderam de maneira positiva ao chamamento. “Os londrinenses estão de parabéns. Tivemos uma perfeita interação entre a nossa equipe de saúde e a comunidade. Alcançamos um dado histórico de grande expressão, que não tínhamos há anos. Isso mostra a conscientização de todos”, salientou.
O secretário de Saúde afirmou que faltam apenas 800 crianças para serem imunizadas. “Muitas delas não tomaram a vacina porque estavam viajando. Agora elas devem comparecer a qualquer posto de saúde, das 7h às 19h, para receber a vacina. De qualquer maneira, o resultado alcançado já foi muito além das nossas expectativas. Falta pouco para atingirmos a meta de 33 mil crianças”, reforçou.
Bedrossian ressaltou a importância da vacinação para as crianças. Ele relatou que os infectados pela doença podem ter os membros inferiores paralisados ou, ainda, em casos mais graves, serem levados a óbito. “São aplicadas duas gotas indolores, gratuitamente. Então, não tem porque todos não participarem. É uma enfermidade muito séria que pode causar diversas seqüelas. Por isso, não podemos descuidar”, afirmou.
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi lançada sábado (dia 20) na UBS Armindo Guazzi, localizada na avenida São João, n° 4321, a partir das 9h. A segunda etapa da Campanha ocorre no dia 22 de agosto, quando será aplicada a dose de reforço vacina. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas as crianças, mesmo que já vacinadas, devem comparecer aos postos novamente.
(Londrina, 22 de junho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs