Cidade
CMTU verifica cumprimento das notificações de terrenos particulares
O setor de Limpeza Pública da Companhia deu início, na última quinta-feira (dia 18), a verificação dos mais de 769 terrenos notificados em maio; multa para infratores é de R$ 0,20 por m²
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), está realizando, desde a última quinta-feira (dia 18), a fiscalização dos mais de 769 terrenos particulares notificados pela falta de limpeza, capina e roçagem e, em alguns, pelo acúmulo de lixo no local. As notificações foram publicadas no Jornal Oficial do Município do dia 28 de maio, que pode ser visualizado através do endereço www.londrina.pr.gov.br.
De acordo com o coordenador de Limpeza Pública da CMTU, Alexandre Zuliani, após a publicação os donos de terrenos tiveram 15 dias para regularizar a situação. Ele explicou que aqueles que não cumpriram as determinações dos fiscais da Companhia receberão uma autuação no valor de R$ 0,20 por m². “Após o período, os funcionários voltam ao local e verificam a situação do terreno. Se nada tiver sido feito, nós encaminhamos um auto de infração junto com as fotos do terreno para comprovar que a limpeza não foi realizada. Mesmo assim, os infratores têm um prazo de sete dias para recorrer”, informou.
Zuliani relatou que depois que a CMTU intensificou as fiscalizações de terrenos privados da cidade, as reclamações diminuíram. “Em relação a problemas urbanos, o assunto campeão de reclamações é referente aos terrenos particulares. Recebemos, em média, 500 reivindicações por mês. Porém, com a intensificação das nossas ações, esse número tem diminuído. Acredito que a maior divulgação das nossas verificações na mídia também contribuiu para esse quadro”, completou.
Segundo o coordenador de Limpeza Pública, o trabalho de fiscalização é fundamental para o desenvolvimento de Londrina. Ele acredita que a limpeza, capina e roçagem e remoção do lixo influencia diretamente sobre as questões de saúde e segurança da cidade. “É muito importante porque diminui a atração de pragas urbanas e não permite que ladrões, por exemplo, tenham onde se esconder. A parte visual do município também melhora com isso”, afirmou.
Em 2009, a CMTU já vistoriou cerca de 4 mil terrenos particulares, sendo que 2 mil destes foram notificados e mais de 500 autuados. Zuliani falou que a autarquia disponibiliza os nomes e telefones das ONGs de limpeza de terrenos para os interessados, pelo telefone 3379-7954. “Não interferimos na escolha dos proprietários, apenas fornecemos para aqueles que não sabem que empresa contratar para executar os serviços”, enfatizou.
(Londrina, 22 de junho de 2009)