Cidade
Londrina sedia Conferência Intermunicipal de Educação
Haverá discussões e propostas sobre o plano de ensino brasileiro, que compreende desde a educação infantil até o ensino superior; encontro faz parte da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2010

O primeiro dia contará com os palestrantes: José Tadeu Rodrigues de Almeida, que é o secretário de Assistência de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e Alayde Maria Pinto Digiovanni, superintendente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Ambos vão debater sobre a educação no Estado. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores de instituições, agentes públicos e sociedade civil organizada devem estar presentes nas atividades da conferência.
De acordo com a coordenadora de Eventos e Comunicação da Secretaria de Educação de Londrina, Renata Vieira Duarte, o tema central a ser discutido, em seis eixos temáticos, no encontro regional e em todo Brasil é “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. Ela explicou que os debates intermunicipais e estaduais servem como preparatórios para a Conferência Nacional de Educação, que ocorre de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília. “Todas as sugestões e mudanças sugeridas pelos participantes, bem como a análise e reflexão do Documento de Referência da Conae, estabelecido a partir de deliberações da Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb), criado em abril de 2008, serão ventilados no encontro. É um material que reflete diretamente na educação do país”, definiu.
“Os assuntos a serem debatidos na conferência começaram a ser analisados desde dia 27 de março, quando a Secretaria reuniu todas as unidades de ensino de Londrina para discutir o Documento de Referência regional, também conhecido como documento base. Agora, na segunda etapa, os apontamentos e observações feitos pelos profissionais de ensino do município serão levadas para a Conferência Intermunicipal. Então, a organização da Educação foi fundamental”, destacou a coordenadora ao falar sobre e importância da Secretaria de Educação no processo da conferência.
Renata ainda informou que os mais de 600 inscritos para a Conferência Intermunicipal de Educação estarão aptos, após os debates, a participar da seleção para delegados estaduais, os quais serão definidos durante a segunda etapa do Conae 2010, na Conferência Estadual de Educação, prevista para outubro deste ano. “Estes escolhidos vão retomar e discutir as propostas estabelecidas durante todas as conferências municipais e estaduais, para decidir quais serão aprovadas e colocadas em prática. Isso ocorre no último encontro, o nacional, que compreende o Conae 2010”, observou.
“É uma oportunidade que os profissionais da área têm de discutir as principais vertentes da educação no país, ou seja, é um encontro que possibilita que todos, inclusive a sociedade civil, conheçam o sistema de ensino e façam propostas. Então, essa pluralidade de vozes, é fundamental na construção de uma política adequada aos moldes de educação para o Brasil”, finalizou Renata Duarte sobre a importância do Conae 2010.
(Londrina, 24 de junho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs