Cidade

SEMA realiza ações de arborização urbana

Cerca de 200 mudas de árvore estão sendo plantadas em três canteiros centrais da cidade. Além disso, no Viveiro Municipal é feito o replantio de duas mil espécies para arborização urbana


ca59cb5a4345a856e778db3d5b32bff8A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está realizando algumas ações na cidade, que integram o Plano Diretor de Arborização do Município. Além de atividades que contemplam o Plano de Recuperação de Matas Ciliares e Áreas de Preservação Permanente, que é uma parceria entre a Secretaria, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ongs Ambientais, entre outros órgãos.
O secretário Municipal do Ambiente, Carlos Eduardo Levy ressaltou que a Sema é responsável pela arborização da cidade e que além do corte é necessária a renovação das árvores. “O intuito da secretaria é aumentar a arborização do município, por isso é importante o plantio de novas espécies, ao invés apenas de podar e cortar”, destacou.
Um dos trabalhos feitos pela Sema,nesta semana, consiste na arborização dos canteiros centrais das avenidas Vinícius de Moraes e Juvenal Pietraróia, no jardim Colúmbia e na rua Soiti Tarumã, no jardim Sabará III. O responsável pelo Viveiro Municipal, Paulo Roberto Guilherme, informou que esta arborização começou na última segunda-feira (dia 22) e segue até esta sexta-feira (dia 26).
Segundo Guilherme, nos três canteiros centrais, estão sendo plantadas cerca de 200 mudas de árvores, indicadas para a arborização urbana. Ele relatou que o objetivo desta ação é melhorar o meio ambiente e incentivar a população para o plantio de árvores. “Uma das vantagens é melhorar o paisagismo, o micro-clima da região e a qualidade de vida das pessoas. Este plantio também pode servir de modelo aos moradores, que ao verem a beleza dos canteiros, podem se entusiasmar e assim plantar árvores nas casas deles”, explicou.
Ele comentou que no Viveiro Municipal, durante esta semana, está sendo feito o replantio de duas mil mudas de árvore para arborização urbana. De acordo com Guilherme, este trabalho corresponde a um planejamento estratégico de reposição e ampliação das espécies. “Estamos repassando as mudas dos recipientes onde elas são produzidas, os chamados tubetes, para os sacos plásticos. Isto é uma forma de ter novas mudas, para no futuro, fazer a recomposição da arborização”, esclareceu.
O Viveiro também está fazendo a semeadura de cinco mil mudas de espécies nativas para a recomposição de matas ciliares. Guilherme contou que estas plantas são produzidas nos tubetes e depois entregues a agricultores e entidades, com o intuito de contribuir para a recomposição das áreas de preservação permanente. “É um trabalho constante do Viveiro. Por mês há o plantio de 15 a 30 mil mudas”, afirmou.
Por último, a Sema está realizando a irrigação periódica das rotatórias da cidade com composição paisagística, da pista de caminhada do fundo de vale do córrego Cabrinha e do calçadão. Segundo o responsável pelo Viveiro, a irrigação das rotatórias e do calçadão é uma atividade permanente da secretaria, já na pista de caminhada do Cabrinha, a tarefa se deu devido ao plantio recente de árvores no local. “Foram plantadas 150 mudas em toda a extensão da pista de caminhada, por isso é importante molhar as plantas até que elas tenham uma melhor fixação”.
(Londrina, 24 de junho de 2009)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos