Pré-conferências discutem o Plano Municipal de Educação
Encontros serão realizados na segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26); a abertura oficial será no primeiro dia, no Colégio Vicente Rijo
Começam, nesta segunda-feira (24), as três pré-conferências preparatórias para a 7ª Conferência Municipal de Educação de Londrina. Os encontros serão realizados de 24 a 26 de junho, no ginásio do Colégio Estadual Vicente Rijo. O endereço é Avenida Juscelino Kubitschek, 2.372. A abertura oficial dos eventos será na segunda-feira (24), às 18h30, com a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), Vera Lucia Pereira da Silva Moura, e da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.
Maria Tereza explicou que os eventos preparatórios envolvem questões relacionadas à educação da rede pública e privada, por isso destacou a importância da participação da comunidade. “Esse é o momento em que perguntamos qual educação queremos para a nossa cidade. De descobrirmos o que Londrina almeja para suas escolas, universidades, centros de educação infantil e outros. Nas pré-conferências vamos começar a responder essas perguntas. Além disso, para quem acredita em gestão democrática, é também um grande momento, de olhar para a sociedade e fazermos juntos os questionamentos. Os debates e plenárias vão responder essas perguntas, e as propostas são formalizadas através do documento final da Conferência, com a possibilidade deste ser encaminhado, na sequência, como projeto de lei”, ressaltou.
A Conferência Municipal, que será realizada nos dias 19 e 20 de setembro, terá como tema “Avaliação do PME – Plano Municipal de Educação: A Educação que queremos”. Por isso, as pré-conferências vão levantar as propostas que serão analisadas na plenária de setembro. Para participar dos três encontros, é necessário fazer inscrição com antecedência pela página da Escola de Governo, no Portal da Prefeitura, ou no início de cada pré-conferência, pois as vagas são limitadas. No caso das inscrições on-line, haverá emissão do certificado de participação.
De acordo com a diretora executiva do CMEL, Fernanda Tedeschi, em cada um dos dias serão discutidos temas distintos, todos relacionados à educação. “No primeiro dia, os temas serão Ensino Fundamental, Gestão Democrática e Avaliação. Na terça-feira, vamos abordar Educação Infantil, Financiamento da Educação, Educação Especial e Ensino Superior. E, encerrando as pré-conferências, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Profissional, e Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, detalhou.
Segundo Fernanda, a avaliação do Plano Municipal de Educação (lei municipal nº 12.291/2015) analisa, a cada quatro anos, a execução do PME. A iniciativa abrange também uma checagem do cumprimento das metas e estratégias, entre outras análises. O PME possui vigência de dez anos, e o atual refere-se ao período de 2015 a 2025. “Ele é monitorado anualmente e avaliado a cada quatro anos, nas conferências municipais de Educação”, contou.
No ato da inscrição, cada participante deverá indicar o assunto que deseja abordar, pois nos encontros eles serão divididos em grupos temáticos. Cada grupo deverá analisar, discutir e propor a reformulação das metas do Plano Municipal de Educação, dentro do seu tema. “Na página do Conselho, disponibilizamos uma série de documentos e materiais que vão auxiliar os participantes no embasamento dessas discussões, por isso recomendamos que eles já façam uma leitura previamente, antes de cada pré-conferência”, sugeriu a diretora executiva do CMEL.
Eleição – As pré-conferências contam, ainda, com o momento de escolha dos delegados, que terão direito a voz e voto na Conferência Municipal de Educação. Eles irão concorrer às vagas para a nova composição do conselho, com mandato de 2020 a 2023.
Os delegados devem integrar um dos segmentos que compõem o CMEL, ou seja, usuários, trabalhadores e prestadores de serviço na educação, e também administração pública municipal. “São disponibilizadas 36 vagas para delegados titulares, mais seis suplentes, em cada segmento. Os candidatos a delegados precisam participar de, no mínimo, duas pré-conferências, e terem formalizado sua inscrição. E a comprovação do seu vínculo com o segmento que declarou integrar se dará somente após a eleição dos conselheiros”, explicou Fernanda.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pelo telefone 3375-0022; e com o Conselho Municipal de Educação, no 3375-0082.




