Londrina inicia debate do Plano Municipal de Educação
A partir das 18 horas, desta segunda-feira (24), interessados na melhoria do ensino público e particular se reunirão nas pré-conferências

Começa nesta segunda-feira (24), a partir das 18 horas, os debates e a avaliação do Plano Municipal de Educação de Londrina. Esta será a primeira pré-conferência municipal realizada este ano para essa finalidade. Será no ginásio do Colégio Estadual Vicente Rijo, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.372.
Dada a quantidade de conteúdos a serem apresentados e discutidos com a sociedade, serão realizados outros dois encontros na sequência. Um deles será na terça-feira (25), das 18h às 22h, no mesmo local, e o terceiro acontecerá na quarta-feira (26), no mesmo horário e local dos anteriores.
Estes encontros são preparatórios para a 7ª Conferência Municipal de Educação, que visa debater “A Educação que queremos”. Para isso, cerca de 40 profissionais estão trabalhando na organização de todos os encontros, além da comissão organizadora da conferência.
A intenção da comissão organizadora é que a comunidade em geral participe e ajude na avaliação do Plano Municipal para uma educação pública e particular cada vez melhor em Londrina. “Escolhemos realizar as pré-conferências no Colégio Vicente Rijo, porque ele está localizado na região central da cidade, é de fácil acesso, passa bastante ônibus do transporte coletivo e isso fortalece o regime de colaboração entre o estado e o município. Gostaríamos muito que os pais dos alunos participassem desses encontros, pois temos certeza que eles têm muito a contribuir, porque trazem a visão do usuário dos serviços”, explicou a presidente da comissão organizadora da conferência, Danielle Nunes Martins do Prado.
De acordo com os dados da Secretaria de Educação, até o momento, 180 pessoas confirmaram a participação nas pré-conferências. Mas, a expectativa é que aproximadamente 400 indivíduos estejam presentes. Para isso, foram convidados os representantes de Associações de Pais e Mestres (APM), conselhos escolares das unidades, entidades sindicais, organizações estudantis e religiosas; trabalhadores da educação, professores, coordenadores, supervisores pedagógicos e técnicos-administrativos de instituições de ensino particulares e públicas; e representantes do poder público, diretores escolares e da Secretaria de Educação.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no site da Prefeitura de Londrina, por meio da Escola de Governo. Ao todo, foram abertas 400 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Na inscrição, as pessoas identificam o segmento que representam e escolhem o eixo que vão discutir em cada dia.
Já os interessados em concorrer a uma vaga de delegado, obrigatoriamente, devem participar de, no mínimo, duas pré-conferências. Somente assim, ao final da 3ª pré-conferência poderão estar aptos a se candidatarem ao cargo de delegado. Ao todo, 36 delegados titulares por segmento, serão eleitos. Mais informações estão disponíveis no edital de chamamento dos encontros, que pode ser conferido no link do Jornal Oficial nº 3.803, de 28 de maio de 2019.
Funcionamento
A fim de dar maior eficiência às discussões, inicialmente será realizada a abertura oficial dos trabalhos, contendo a exposição do tema: “Ensino Fundamental, Gestão Democrática e Avaliação”. Para isso, estarão presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes e a presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), Vera Lucia Pereira da Silva Moura.
Em seguida, os participantes serão divididos de acordo com os segmentos que representam e serão levados para as salas de aula. Com a orientação de um coordenador e um relator, cada grupo terá em mãos os documentos necessários para a elaboração de seus apontamentos, sugestões e avaliação das estratégias e das metas contidas no Plano de Educação.
No dia seguinte, terça-feira (25), o assunto a ser discutido será a “Educação Infantil, Financiamento da Educação, Educação Especial e Ensino Superior”. Por fim, a “Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Profissional e Formação e Valorização dos Profissionais da Educação” encerrará os encontros, sempre seguindo o mesmo procedimento.
A intenção dessas pré-conferências é avaliar as ações relativas à educação desenvolvidas na cidade, não somente na rede municipal de ensino, mas na educação como um todo. Por isso, serão abordados também temas referentes ao ensino superior, médio, fundamental e básico. Também está na pauta a implementação e execução do Plano Municipal Decenal de Educação de Londrina, um espaço para a apresentação das propostas de metas e estratégias, em consonância com o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) e os resultados da 6ª Conferência Municipal de Educação. Durante os encontros também serão eleitos os delegados para a 7ª conferência.
Sobre a conferência
A 7ª Conferência Municipal de Educação acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, das 17h às 22h, no Auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, que fica na Rua Benjamim Constant, nº 800, no Centro. Já no dia 21 de setembro, das 7h30 às 17h, serão finalizados os trabalhos, no mesmo local. A conferência é uma organização do Conselho Municipal de Educação de Londrina, da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação.
Outras informações poderão ser obtidas com a secretária municipal de educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022 e com a presidente da comissão organizadora pelo 3375-0271 e com o Conselho Municipal de Educação, no 3375-0082.