Cidadão

Londrina avança na adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Câmara Intersetorial Municipal, a CAISAN-LD, foi instituída em plenária realizada nesta segunda-feira (16), no auditório da Prefeitura

Em plenária complementar à III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (III CMSAN), realizada na tarde desta segunda-feira (24), foi instituída a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CAISAN-LD). Com dez representantes de secretarias e órgãos municipais, mais seus suplentes, os integrantes da CAISAN-LD serão responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Foto: Aline Schmidt

A plenária, realizada no auditório da Prefeitura, finalizou as deliberações da III CMSAN. O encontro foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CONSEA-LD), com apoio e suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Durante a plenária, o prefeito Marcelo Belinati destacou os vários avanços promovidos pela administração municipal, como as obras para construção de escolas e Centros de Educação Infantil, viadutos, duplicação de vias, reestruturação de Unidades Básicas de Saúde e licitação para mais reformas. Também estão em fase de licitação a reforma da nova sede do SAMU, a ampliação da Maternidade e a reforma do Pronto Atendimento Infantil. Marcelo citou ainda a vinda de grandes empresas e indústrias para Londrina, contratação de mais médicos para ampliar a escala de plantonistas e os mutirões de cirurgias eletivas, que atenderam milhares de pessoas.

Dentre estas e outras conquistas que estão sendo implementadas em todas as regiões da cidade, tanto na área urbana como rural, o prefeito frisou que são fruto de um árduo trabalho por parte dos servidores municipais. “E, em relação à Segurança Alimentar e Nutricional, Londrina estava atrasada com suas necessidades. Então peço a vocês que construam boas políticas, que possam ser aplicadas e executadas. Contem comigo para efetivarmos tudo o que for bom para nossa cidade. Se cada um fizer sua parte, construiremos uma cidade melhor. Esse é nosso grande desafio, por isso trabalhamos muito”, afirmou.

Foto: Aline Schmidt

Durante a plenária complementar, o vice-prefeito, João Mendonça, assinou o Termo de Compromisso para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O termo foi assinado também pela presidente do CONSEA-LD, Maria Inez Gomes, e pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Deber Siena.

Para Mendonça, é extremamente importante que o Município coloque em prática o que é decidido e discutido nas conferências. “Londrina tem um grande futuro, com condições de ser exemplo e muito mais. Com a legalização das chácaras urbanas, prevista em lei federal, com o projeto municipal da agricultura urbana e periurbana, e demais propostas escolhidas aqui, com certeza teremos dias melhores. Parabenizo o empenho de todos, vocês estão fazendo um grande investimento nas perspectivas para vivermos melhor. Contem com o apoio do prefeito Marcelo Belinati, nos tragam suas ideias, porque a agricultura familiar precisa de muito apoio”, destacou.

A presidente do CONSEA-LD ressaltou a importância do conselho na estrutura das políticas públicas nacionais. Também agradeceu o afinco da equipe responsável por organizar as plenárias e a III CMSAN. “Estamos completando mais uma etapa da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ampliará a possibilidade de vinda de recursos e projetos para nossa cidade”, contou.

Após a implantação da CAISAN-LD, e assinatura do Termo de Compromisso, os participantes do encontro foram divididos em grupos para discussão dos eixos temáticos da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Os tópicos abordados foram: alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidades na construção da política pública, e geografia da fome e o desperdício de alimentos.

Foto: Aline Schmidt

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, trata-se de tópicos relevantes não só para o município, mas todo o país. “Precisamos buscar uma agricultura saudável, pois futuramente isso irá diminuir, e muito, o custo da saúde, invertendo os investimentos para beneficiar a população. Nessa segunda plenária, serão discutidos três eixos, sendo que o último deles não chegou a ser debatido. E é muito necessário, pois o que se desperdiça em um país tão produtivo como o nosso seria capaz de alimentar muito mais a população. É gratificante tratar aqui deste tema, pois princípio da nossa formação é servir a quem necessita. Que hoje saiam daqui novas propostas e ideias, com um bom andamento da programação”, comentou.

Na sequência, houve o processo de escolha dos delegados que deverão participar da etapa estadual, em agosto. Também participaram da plenária complementar, representando a Embrapa Soja, o pesquisador Marcelo Fernandes de Oliveira, o gerente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sérgio Carneiro, e o chefe regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Antônio Carlos Barreto, entre outros.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos