Comitê POP Rua promove festa junina e serviços variados no Centro Dia
Pessoas em situação de rua irão participar do evento, que terá apresentações artísticas, atendimentos em saúde e assistência social

Será realizada nesta terça-feira (25), das 9 às 12 horas, no Centro Dia, a segunda ação “Londrina mais Cuidado” deste ano, uma festa junina com apresentações culturais e prestação de serviços de cidadania e saúde para a população em situação de rua. Nesta etapa, o evento é direcionado aos cidadãos que já são atendidos pelas políticas públicas voltadas a esta finalidade, incluindo os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A iniciativa faz parte da Política Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua.
Cerca de 160 pessoas devem receber os atendimentos durante o dia e participar de um café da manhã com pratos típicos juninos e decoração seguindo a temática. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, estará presente no evento. O ponto de referência do Centro Dia é a sede do Centro POP, que fica na Rua Dib Libos, 25, esquina com Avenida Celso Garcia Cid.
As atividades são promovidas pelo Comitê Interinstitucional das Pessoas em Situação de Rua (Comitê POP Rua), em parceria com o Conselho Municipal de Álcool e Drogas. O Comitê atua de forma integrada envolvendo múltiplos parceiros, com a participação de várias secretarias e órgãos municipais, além do Ministério Público e instituições civis. Fazem parte do grupo as pastas da Assistência Social, Trabalho, Políticas para as Mulheres, Educação, Saúde, Defesa Social, COHAB, CMTU, Fundação de Esportes (FEL), Cultura e Ambiente.
Durante a ação, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ofertar serviços de aferição de pressão arterial, exame de glicemia, testes rápidos de doenças, atendimento de saúde bucal, entre outros, por meio do Consultório na Rua. A prestação é feita por enfermeiros e auxiliares de enfermagem, odontologista, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Atividades físicas e alongamento estão na programação e serão conduzidas por um profissional da área de Educação Física cedido pela FEL. Os usuários dos serviços também serão encaminhados a outros atendimentos existentes na rede municipal, caso desejem, e receberão todas as orientações e suporte necessários.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará com as equipes do Centro POP e das instituições de acolhimento adulto a pessoas em situação de rua. Haverá quitutes de festa junina, barracas de brincadeiras e apresentações artísticas criadas coletivamente pelos próprios grupos de usuários do Centro POP, incluindo teatro, dança e forró. Também são atrações a banda de adolescentes da Guarda Mirim e a Escola de Circo de Londrina.
De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da SMAS, Josiane dos Santos Nogueira, a intenção é oferecer uma manhã de festa especialmente destinada aos usuários atendidos pelos serviços municipais. “Além dos serviços que estarão à disposição, será um momento para que eles possam relembrar momentos de suas vidas, da infância, com música, cultura e diversão”, destacou.
Pessoas que estão em situação de rua e precisam de ajuda para receber acolhimento ou ter mais detalhes sobre serviços, incluindo os do Centro Dia, pode entrar em contato pelos telefones 3378-0417 ou 3378-0418.
O Centro Dia foi implantado no início deste ano em Londrina, e oferece trabalhos variados e diários com projetos esportivos, educacionais e culturais conduzidos por uma equipe técnica multidisciplinar.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Josiane dos Santos Nogueira, pelo telefone 3378-0025