Cidadão
Secretaria de Saúde trabalha para evitar contágio da gripe A
“Estamos trabalhando 24 horas por dia, de domingo a domingo”, informou o secretário Agajan Der Bedrossian; em Londrina apenas um caso foi confirmado até o momento
A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina está atenta aos efeitos da mais nova doença que tem afetado o mundo: Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Segundo o secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, a equipe está preparada para enfrentar a doença virótica. “Estamos trabalhando 24 horas por dia, de domingo a domingo. Nosso pessoal está atuando desde a informação da população, para evitar novos contágios, até a monitoração dos suspeitos, contactuantes com infectados e contaminados pela doença e medicação destes. É um trabalho de prevenção e atuação de fôlego”, destacou.
Contudo, na avaliação de Bedrossian, a atuação exaustiva dos funcionários da Saúde tem apresentado resultados. “Até o momento apenas um caso de gripe A foi registrado em Londrina. Temos, ainda, 19 casos suspeitos e 200 cidadãos que não apresentam sintomas, mas que estão sendo acompanhados porque estiveram em contato com pessoas que viajaram para o exterior e, por isso são suspeitas. Os números são razoáveis, mas satisfatórios. Claro que gostaríamos que eles fossem menores, mas essa influenza é nova e ainda não se sabe, ao certo, como combatê-la eficazmente. Então, o importante é que esses números não aumentem”, relatou.
O secretário ainda explicou o motivo de existir certa dificuldade de evitar a disseminação da doença . De acordo com ele, a gripe suína não apresenta sintomas diferentes em relação às demais influenzas, o que impossibilita o diagnóstico clínico. “Todas apresentam o mesmo quadro de sintomas: febre, espirro, tosse, congestão nasal, dores musculares, de garganta e de cabeça, febre, entre outras. Para confirmar se a gripe em análise é a H1N1, temos que fazer a coleta de secreção nasal e mandar para avaliação de um laboratório”, afirmou.
“Por isso que a Secretaria de Saúde está trabalhando muito. Todo o Brasil luta com as armas que tem para vencer essa pandemia. Aqui no município, continuaremos acompanhando, monitorando os contactuantes e os suspeitos sob isolamento domiciliar. O único cidadão que contraiu a doença foi medicado e agora se mantém em isolamento na casa dele. Vamos vencer esse vírus”, reforçou Agajan Der Bedrossian.
(Londrina, 29 de junho de 2009)




