Cidadão
Barbosa Neto segue para Modena e Ferrara na Itália
Prefeito e a comitiva londrinense encerrou hoje, dia 30, extensa agenda de trabalho na Alemanha, com visitas a empresas, universidades e centros de pesquisa
No sétimo dia na Europa, depois de cumprir extensa agenda na Alemanha, a delegação liderada pelo prefeito Barbosa Neto, embarcou hoje, dia 30, para a Itália. No horário local, às 16h10 (11h10 no Brasil), delegação de representantes de lideranças empresariais e de entidades desenvolvimentistas londrinenses embarcaram no aeroporto de Hamburgo com destino a Milão, onde seguiram até a província de Ferrara, na região da Emília-Romanha. A agenda na quarta-feira, dia 1º, começa cedo com a visita a Módena, cidade coirmã de Londrina.
Antes do embarque, muito trabalho na Alemanha. Hoje pela manhã, a delegação londrinense foi recebida no centro de pesquisa e transferência de tecnologia GKSS, na cidade de Geesthacht, no norte do país. O diretor do centro, Rudolf Zettler, mostrou o trabalho de integração entre a pesquisa científica e as empresas. A GKSS disponibiliza estrutura para pesquisa e desenvolvimento de negócios, contribuindo para que as empresas montem projetos de desenvolvimento de tecnologia aplicada aos negócios.
Ainda no centro, visitou o trabalho do pesquisador Sérgio Amancio, que comanda um grupo de 10 brasileiros, que desenvolvem soldagem de peças por atrito, num processo ambientalmente e economicamente melhor, que já está em uso pela indústria metalúrgica alemã.
A comitiva do prefeito Barbosa Neto conheceu também o laboratório Galab que iniciou suas atividades dentro da incubadora do centro e hoje conta com mais de cem empregados. O diretor do Galab, Hans Wunsch, demonstrou toda a estrutura
do laboratório que se especializou em análises de contaminação de 649 substâncias tóxicas em alimentos.
Ontem, dia 29, na Alemanha, Barbosa Neto e a comitiva visitaram a tarde, a indústria de válvulas especiais Mankenberg, que fica em Lubeck. Ela fornece seus produtos para vários países do mundo e está procurando parceiro comercial no Brasil. A diretoria da empresa se mostrou bastante entusiasmada com as informações sobre Londrina e com a possibilidade de iniciar negócios no Brasil, país estratégico para qualquer empresa com atuação internacional.
Na parte da manhã, na cidade de Kiel, o prefeito e sua comitiva foram recebidos pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento da região de Schleswig-Holstein (WSTH), o professor doutor Bernd Bosche, que explicou o sistema de auxílio aos empreendimentos novos. O WTSH trabalha com o conceito de “One Stop Agency”, pelo qual o empreendedor obtém todas as informações para o seu negócio em apenas um local. O instituto possui agências por toda a Alemanha e em diversos países do mundo, inclusive em São Paulo.
O presidente do WTSH e seus diretores ficaram surpresos com a apresentação feita pelo vice-presidente da Terra Roxa Investimentos, Nivaldo Benvenho, admirando o rápido desenvolvimento da região Norte do Paraná. Os alemães prometeram visitar Londrina no segundo semestre de 2009, com a possibilidade de uma missão empresarial da região de Schleswig-Holstein à Londrina, possivelmente, durante as comemorações do aniversário da cidade.
O prefeito Barbosa Neto e a comitiva ainda visitou o Ministro da Economia, Comércio e Turismo do Estado de Schleswig-Holstein, Jens Haass, que expôs a satisfação de receber a delegação de Londrina, em tempo tão oportuno, quando a Alemanha está se esforçando para aumentar as relações com o Brasil.
(Londrina, 30 de junho de 2009)




