Cidadão

Saúde alcança índice de vacinação de 102,38% contra pólio

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 34.424 crianças de zero a cinco foram imunizadas contra poliomielite; meta foi superada em quase mil crianças


950883c40e8fb7e3a168deb92f1c570fA Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra poliomielite, realizada no município de 20 a 26 de junho. De acordo com dados da autarquia, 34.424 crianças de zero a cinco anos foram vacinadas, o que representa 102.38% do público alvo. O índice da vacinação não havia sido acima de 100% há mais oito anos, quando, em 2000, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um indicador de vacinação de 104.1% ( ver gráfico).
O secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, disse que a explicação para que o número tenha extrapolado 100% é que crianças de cidades próximas, como Tamarana, Cambé, entre outras, deviam estar circulando por Londrina nos dias de vacinação. “A meta era imunizar 33.624 crianças e nós superamos em quase mil este número. Acredito que alguns pais aproveitaram que estavam aqui e que estava tendo a campanha e já colocaram em dia a carteirinha de vacinação de seus filhos. Mas, de qualquer maneira, estamos muito satisfeitos”, opinou.
950883c40e8fb7e3a168deb92f1c570fSegundo Bedrossian o número alcançado este ano representa o esforço de todos que estiveram engajados na campanha. “É fruto de um trabalho sério e intensivo das equipes de saúde, de entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que nos apoiaram muito. A comunidade londrinense também está de parabéns. Ela se envolveu na campanha. Isso mostra a conscientização dela”, destacou.
“Agora o próximo passo para vencermos a poliomielite será no dia 22 de agosto, quando haverá a realização da segunda etapa da campanha, na qual será aplicada a dose de reforço. Todas as crianças, mesmo que já vacinadas, devem comparecer aos pontos de vacinação novamente. Esperamos manter o número de vacinados”, enfatizou o secretário. Ele afirmou que este é o caminho para que o município fique livre da doença, que causa paralisação dos membros inferiores e, em alguns casos, leva ao óbito.
(Londrina, 30 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs
Gráfico: Cleir Brandão

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos