Cidade

Plano Municipal de Educação é debatido em pré-conferências

Além da discussão de novas propostas para o Plano, houve a eleição de delegados que participarão da 7ª Conferência Municipal

Após três dias de reuniões, as pré-conferências preparatórias para a 7° Conferência Municipal de Educação de Londrina, se encerraram ontem (26). Nos encontros foram debatidas novas propostas referentes ao Plano Municipal de Educação de Londrina, bem como metas e estratégias já criadas. Ao todo, participaram 388 inscritos, subdivididos em grupos temáticos, que foram responsáveis por discutir diversos assuntos relacionados à educação. As pré-conferências ocorreram nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Colégio Estadual Vicente Rijo.

No primeiro encontro, os temas foram Ensino Fundamental, Gestão Democrática e Avaliação. Na terça-feira (25), foram debatidas a Educação Infantil, o Financiamento da Educação, a Educação Especial e o Ensino Superior. Já no encerramento foram abordadas questões sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Profissional, e Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. A partir destas discussões a comissão de sistematização irá elaborar o documento base, o qual contém as propostas selecionadas para serem abordadas na 7º Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro.

Houve, também, no último dia de reuniões, a eleição dos delegados responsáveis por analisar e validar as propostas na Conferência de setembro. No total, foram eleitos 36 delegados titulares e 4 suplentes para o segmento Trabalhadores em Educação; 22 titulares no segmento Usuários em Educação; 36 titulares e 1 suplente no segmento Prestadores de Serviço em Educação e 36 titulares e 5 suplentes no segmento Administração Pública Municipal.

Alguns delegados, ainda, poderão ser efetivados como membros do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), para o período de 2020 a 2023, e no suprimento das vacâncias do regime de 2018 a 2021.

Os participantes das pré-conferências, mesmo que não tenham sido eleitos como delegados, estão, automaticamente convocados para integrarem, como observadores, a 7° Conferência Municipal de Educação. Os demais interessados em fazer parte do grupo de observadores podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 3 de julho, pela plataforma Escola do Governo, no Portal da Prefeitura de Londrina. No entanto, as vagas são limitadas.

Segundo a presidente da comissão organizadora da conferência, Danielle Nunes Martins do Prado, o evento de setembro, que de acordo com o artigo 30 da Lei Municipal 10275/07, é o fórum máximo de discussão e deliberação dos princípios norteadores das ações das políticas públicas para a educação no Município de Londrina, será muito importante. “A expectativa é positiva. Será mais uma oportunidade de estar discutindo e avaliando nosso Plano Municipal, pensando em sempre aprimorar a educação em Londrina”, contou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos